Oficina gratuita ‘Literatura, segregação e racismo na África do Sul’ ocorre nesta segunda, 6 de outubro
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC), realiza a oficina Literatura, segregação e racismo na África do Sul na segunda-feira, 6 de outubro, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line. Os inscritos receberão as informações do local da oficina pelo e-mail e terão direito a certificado de participação de três horas.
Ministrada por Evander Ruthieri da Silva, doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor de História da África na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a oficina propõe uma discussão sobre a formação histórica do regime de segregação racial no sul do continente africano, com foco nas primeiras décadas do século XX. Ruthieri da Silva também é autor de Entre o escudo e a azagaia: uma história política do Reino Zulu no século XIX (2023), além de diversos livros, coletâneas e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
A partir desse panorama, serão analisadas as contribuições de intelectuais sul-africanos como Sol Plaatje e John Dube na criação de grupos e organizações políticas que buscaram enfrentar a violência, o racismo e a exclusão social e política e, ao mesmo tempo, contar uma outra história – recuperando as experiências africanas no passado e no tempo presente.
A atividade será dividida em duas partes: na primeira, será abordado o processo de formação do Estado sul-africano e os marcos legais iniciais da segregação, com destaque para a Lei de Terras de 1913. Na segunda parte, se discutirá as trajetórias de Plaatje e Dube, enfatizando, por meio de leituras compartilhadas, o papel da literatura como instrumento de resistência e crítica à ordem segregacionista.
Sobre o Instituto Kadila
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas é coordenado por Ilka Boaventura Leite, professora titular aposentada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na Área África e suas Diásporas.