Estudantes da UFSC participam de Escola de Verão na China na área de energia e inovação tecnológica

11/09/2025 12:06

Quatro estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram da Escola de Verão 2025 – Shanghai Summer School, realizada de 7 a 24 de julho na Shanghai University of Electric Power (SUEP), uma das principais instituições chinesas na área de energia e inovação tecnológica. A seleção foi promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), em parceria com o Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) da UFSC e a SUEP.

Os estudantes são vinculados ao Centro Tecnológico (CTC/UFSC): Fernanda Paiva de Morais e Lucas Ferreira da Rosa, ambos de Engenharia Elétrica; Guilherme Fidelis Peixer, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica; e Guilherme Breda Fatalla, de Engenharia de Materiais.

A estudante Fernanda Paiva de Morais foi a selecionada do cadastro PRAE e pôde receber o auxílio para as passagens aéreas internacionais de ida e volta. As passagens foram cofinanciadas pela SINTER em parceria com o CTC. Fernanda participou do programa “Shanghai Summer School 2025 – Intelligent Energy & Power Innovation: Artificial Intelligence Enabling Energy Sustainable Development Practice”, ao longo de três semanas, que contou com cerca de 25 estudantes de diferentes nacionalidades, representando 10 países. Durante o intercâmbio, a estudante participou de palestras, workshops, aulas expositivas e seminários, pautados na temática de energia sustentável, inteligência artificial e inovação no setor elétrico. Fernanda também visitou centros de pesquisa e de inovação e participou de experiência culturais. 

A estudante conquistou o primeiro lugar em uma competição estratégica internacional, que exigia tomadas de decisão em um mercado energético competitivo, com foco em sustentabilidade, inovação e resultados de negócio. Segundo ela, trabalho em equipe, visão analítica e capacidade de adaptação em um contexto multicultural contribuíram para a vitória. “Essa foi minha primeira experiência internacional e marcou profundamente meu crescimento acadêmico, pessoal e profissional. Ampliei minha visão sobre os desafios e as soluções energéticas adotadas em âmbito global”, afirma.

O doutorando Guilherme Fidelis Peixer venceu a 2025 Belt and Road International Speech Competition e  sua equipe ficou empatada em segundo lugar na 7th Belt and Road International Energy and Electricity Market Business Decision and Simulation Competition“Os cursos, palestras e visitas técnicas foram extremamente enriquecedores. Tivemos contato com temas como Smart Energy, caminhos para um futuro neutro em carbono, aplicações de Big Data e Inteligência Artificial em sistemas de energia e robôs inteligentes. Nas visitas técnicas tivemos a oportunidade de ir em empresas e em universidades como a Shanghai University of Electric Power nos campus de Lingang e Yangpu, e a Fudan University, relata.

Essa foi a primeira vez que o estudante teve contato com a cultura chinesa e com estudos relacionados à China. Ao ser questionado sobre qual conselho daria a outros estudantes da UFSC interessados em participar de programas de mobilidade internacional, Guilherme afirmou: “Aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a Universidade oferece, com segurança da formação de nível mundial oferecida pela UFSC.” 

Para a SINTER, o impacto de iniciativas como essa vai além da experiência individual dos selecionados, fortalecendo o ambiente acadêmico da UFSC como um todo. Como destaca Fernanda, os estudantes internacionalizados retornam com o papel de multiplicadores“Esses estudantes não apenas ampliam suas próprias perspectivas acadêmicas e profissionais, como também atuam como agentes multiplicadores dentro das universidades, compartilhando conhecimentos e experiências. Investir em internacionalização não é apenas promover a mobilidade individual, mas também fortalecer o ambiente educacional e científico como um todo.” 

Foram registrados 47 candidatos para a Chamada de participação na Shangai Summer School, sendo 9 da graduação com cadastro PRAE aprovado, 26 da graduação e 12 de pós-graduação para as vagas de concorrência geral. A participação dos quatro estudantes na Shanghai Summer School 2025 reforça a inserção internacional da UFSC e amplia as possibilidades de cooperação acadêmica em áreas estratégicas, como energia sustentável, inovação e inteligência artificial.

Tags: ChinaEngenharia ElétricaEngenharia MecânicaShanghai Summer SchoolShanghai University of Electric PowerSinterUFSC