Instituto de Estudos de Gênero da UFSC lança 3ª edição do Prêmio Zahidé Muzart

14/07/2025 14:58

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou nesta segunda-feira, 14 de julho, o edital com as regras da terceira edição do Prêmio Zahidé Muzart. A iniciativa visa reconhecer e incentivar a produção acadêmica nas áreas de estudos feministas, de gênero, sexualidade, diversidades e interseccionalidades.

Podem participar estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade e de instituições parceiras em Santa Catarina. Além disso, haverá indicação das teses mais marcantes da história do IEG, aberta à participação de núcleos, laboratórios e linhas de pesquisa vinculados ao IEG. Os premiados vão receber certificado, livros de referência na área e divulgação em boletins e redes do IEG/UFSC.

Consulte o edital

Na modalidade 1, podem ser inscritos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), dissertações e teses defendidos em 2024, por indicação formal das pessoas orientadoras e avaliação de comissões específicas para cada nível de ensino. As inscrições para a modalidade 1 devem ser feitas pelo formulário on-line até 1º de setembro de 2025. A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos será em 8 de dezembro.

Já na modalidade 2, serão selecionadas as cinco teses mais marcantes da trajetória do IEG desde sua criação, em 2005. A indicação deve ser feita pelos coletivos de pesquisa por meio do formulário on-line, até 1º de dezembro de 2025. A premiação dos melhores trabalhos será em junho de 2026.

Homenagem

O Prêmio Zahidé Muzart leva o nome da professora Zahidé Lupinacci Muzart, pioneira nos estudos sobre mulher e literatura no Brasil e uma das fundadoras do IEG. A cada edição, a premiação reafirma o compromisso do IEG com a memória e a valorização da produção intelectual feminista, ganhando mais força em 2025 ao integrar as comemorações dos 20 anos do Instituto.

Mais informações: estudosdegenero@gmail.com

Tags: DiversidadesEstudos de GêneroEstudos FeministasIEGInstituto de Estudos de GêneroInterseccionalidadesPrêmio Zahidé Muzart