Pesquisadores da UFSC participam de projeto sobre regeneração natural na Amazônia
A regeneração natural (RN) é um método de baixo custo para promover a recomposição e restauração de florestas nativas e prover serviços ecossistêmicos, como o sequestro de carbono e a restauração da biodiversidade. Uma nota técnica produzida pelo projeto REGENERA-Amazônia, que inclui pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sistematizou informações sobre a RN na Amazônia, com o objetivo de avaliar a eficácia dessa estratégia. O documento foi lançado durante um simpósio no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém (PA), na última segunda-feira, 25 de setembro.
A nota técnica “Recomendações para o monitoramento da regeneração natural na Amazônia” sugere indicadores e valores de referência para o monitoramento da regeneração natural da floresta dentro do contexto da restauração de florestas na Amazônia. O objetivo foi chamar a atenção para a importância da regeneração natural como método de baixo custo para a restauração da floresta, e apresentar indicadores que auxiliem os estados na implementação e monitoramento da restauração florestal na Amazônia. Clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra.
A nota é um dos resultados do projeto REGENERA-Amazônia, coordenado pela professora do Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFSC) Catarina Jakovac e pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) Rita Mesquita. O projeto foi uma síntese científica financiada pelo Centro de Síntese de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose – CNPq) e pelo Instituto Serrapilheira, que reuniu 20 pesquisadores especialistas em regeneração florestal e gestores das secretarias de meio ambiente dos estados da Amazônia, ICMBio, IBAMA e Ministério do Meio Ambiente. Entre os pesquisadores da UFSC, o projeto também teve a participação de André Giles, estudante de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (PPGRGV/UFSC). No site do projeto, que também foi lançado durante o evento, podem ser encontrados mapas, textos, infográficos e publicações científicas sobre a regeneração da floresta. A ideia é que a página seja uma ferramenta útil para educadores, técnicos, gestores públicos e pesquisadores que trabalham no tema da regeneração das florestas na Amazônia ou fora dela. Acesse o site aqui.
A nota técnica está disponível na íntegra aqui.
Mais informações sobre o simpósio científico “A regeneração natural da floresta amazônica no contexto da regularização ambiental e da restauração florestal” estão disponíveis aqui.