Dia Mundial da Energia: com 27 usinas fotovoltaicas, UFSC amplia geração renovável

29/05/2023 07:35

Laboratório Fotovoltaica no Sapiens Park, em Florianópolis. Foto: Divulgação/Laboratório Fotovoltaica/UFSC

Seja na pesquisa para a produção de hidrogênio verde ou inovando com novas formas de geração de energia limpa, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalha na busca pela solução de um problema global: gerar cada vez mais energia renovável, com reduzido impacto ao meio ambiente. Dessa forma, ampliou a geração de energia elétrica fotovoltaica com sistemas capazes de captar não só a luz que incide diretamente nos painéis, mas também a refletida.

O parque fotovoltaico da UFSC já soma 27 usinas, em Florianópolis, Araranguá e Joinville – um conjunto que está a serviço também da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico. Parte desse complexo será renovado, ao longo de 2023, com investimento de mais de R$ 2,94 milhões em projetos e instalações de 37 módulos geradores de energia solar fotovoltaica em diversas edificações do Campus de Florianópolis. A preocupação com pesquisa e desenvolvimento na área é o objetivo da criação do Dia Mundial da Energia, celebrado nesta segunda-feira, 29 de maio.

A Universidade vem ampliando continuamente seu parque de autogeração de energia elétrica. No ano passado, foram instalados sistemas fotovoltaicos com potência total de 210 kWp em edificações do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro Socioeconômico (CSE) e Centro de Desportos (CDS), localizados no bairro Trindade, em Florianópolis. Esses sistemas estão em operação desde abril de 2022. Além disso, no Laboratório Fotovoltaica, localizado no Sapiens Parque, no norte de Florianópolis, foi instalada uma unidade solar piloto de módulos bifaciais com capacidade de 100 kWp em maio de 2022.

O Sapiens Parque detém boa parte das estruturas de geração fotovoltaica da UFSC. O Laboratório Fotovoltaica desenvolve pesquisas avançadas nessa área. Antes mesmo da ampliação realizada no ano passado, o Fotovoltaica já produzia energia suficiente para atender todo o seu consumo. Em alguns momentos, a produção de energia obteve excedentes que foram injetados na rede da Celesc, gerando créditos lançados como desconto nas faturas.

A UFSC também tem pesquisa com pipas para geração eólica, confira:

Mapa online mostra localização das usinas fotovoltaicas e eólicas

Atualmente, a UFSC possui 27 usinas fotovoltaicas localizadas nos campi de Florianópolis, Araranguá e Joinville. Juntas, essas usinas somam 1.055,11 kW de potência instalada, das quais cerca de 42% estão em operação, produzindo 442,368 kW. A maioria é composta por módulos monofaciais de silício, mas a usina Mato Alto 3, em Araranguá, implantada em 2022, está equipada com 12 módulos bifaciais.

Os equipamentos estão listados no Mapa de Fontes Alternativas de Geração de Energia na UFSC, que além das usinas fotovoltaicas traz também dois equipamentos de geração de energia eólica. O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (Dpae) da Universidade é o setor responsável por reunir todas essas informações e disponibilizá-las em forma de mapa online.

Primeiro sistema conectado à rede pública no Brasil é da UFSC

A UFSC tem grande tradição na pesquisa e utilização de energia solar fotovoltaica. Em setembro, o primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil completará 26 anos de operação ininterrupta.

O investimento em autogeração fotovoltaica se justifica pelos aspectos econômicos e ambientais. Uma das metas do Plano de Logística Sustentável da UFSC (PLS 2021-2024) prevê que a UFSC possua 5% da geração de fonte alternativa renovável em relação ao total de energia consumida. A fonte solar fotovoltaica é uma das formas de geração de energia que vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Além de contribuir na redução das despesas com energia elétrica dos consumidores, colabora com a diminuição da emissão de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.

Existem diversas iniciativas da UFSC na área de energia fotovoltaica que têm dado frutos concretos ou já contribuíram para o desenvolvimento do setor, como um ônibus movido a energia solar, um barco em uma comunidade amazônica e também as placas solares que alimentam um monumento histórico: a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, na baía norte da Grande Florianópolis – essa atualmente renovada com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conheça o ônibus elétrico da UFSC:

Recentemente, foram concluídas obras de instalação de módulos fotovoltaicos que totalizam 683,76 kWp de potência instalada no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, em edificações como Centro de Cultura e Eventos (CCEven), Informática e Estatística (INE),  Engenharia Sanitária (ENS), Restaurante Universitário (RU) e  Centro de Ciências da Saúde (CCS). Além disso, foi concluída a instalação de um sistema fotovoltaico com potência instalada de 210 kWp em edificações do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro Socioeconômico (CSE) e Centro de Desportos (CDS) também no bairro Trindade.

Em Joinville, foi implantado um sistema de geração fotovoltaica com potência instalada de 8,16 kWp que está em funcionamento desde maio de 2021. Já no Campus de Araranguá, foi instalado um novo subsistema de 0,92 kWp em dezembro de 2022, além de um sistema de geração fotovoltaica de 0,99 kWp que já operava no local desde 2020. Essas iniciativas demonstram o compromisso da UFSC com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para redução de custos com energia elétrica.

Tags: Dia Mundial da EnergiaEnergia RenovávelEnergia Solar FotovoltaicaGrupo FotovoltaicaLaboratório Fotovoltaica UFSCSapiens ParkUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina