Projeto de laboratório remoto para programação é premiado em evento internacional
O projeto Ambiente remoto para programação e desenvolvimento em Arduino conquistou a primeira colocação na categoria “Experimento controlado remotamente” do Prêmio Internacional de Laboratórios Online, promovido pelo Consórcio Global de Laboratórios Online (GOLC). Desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação Remota (Rexlab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto oferece um ambiente de experimentação direcionado à criação e à execução de códigos de programação com possibilidade de acesso e manipulação de dispositivos por streaming de vídeo. A premiação será entregue durante a Conferência sobre Engenharia Remota e Instrumentação Virtual, que ocorre de 1º a 3 de março em Thessaloniki, na Grécia.
Sob coordenação dos professores do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da UFSC Araranguá Juarez Bento da Silva e Simone Meister Sommer Bilessimo e pelo docente do Centro Tecnológico (CTC) João Bosco da Mota Alves, o laboratório remoto é destinado a professores e alunos de todos os níveis educacionais e demais interessados nas áreas de eletrônica, programação e automação. O objetivo é auxiliar em estudos e práticas relacionados à programação para o microcontrolador Arduino. Ao permitir a verificação, o carregamento de códigos, a manipulação de um Arduino Uno e o controle de sensores e atuadores remotamente, também pode dar suporte a ambientes de experimentação e aprendizado de internet das coisas (IoT).
O laboratório está disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e francês – e pode ser acessado a partir do Ambiente de Aprendizagem com Experimentos Remotos (Relle). O projeto foi desenvolvido dentro da filosofia open source e open hardware, com documentação disponível em github.com/RExLab.
Confira o vídeo apresentado na inscrição para o prêmio (em inglês):