Lançada nova edição do informe semanal do Necat sobre covid-19

26/07/2022 08:55

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou a 29ª edição do Informe Semanal sobre a covid-19 no estado. O documento analisou os dados, do período entre 16 e 22 de julho, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, além de informações obtidas em outras fontes, especialmente no Ministério da Saúde.

Na semana em análise, os casos ativos sofreram uma redução de 11%, indicando que apenas 1.350 pessoas deixaram de fazer parte do contingente de contaminados existentes no estado. De acordo com o Informe, esse patamar de registros oficiais ativos indica a continuidade da expansão da doença, ainda que em uma velocidade de contaminação ligeiramente inferior àquela documentada na semana anterior.

O documento traz que houve avanço de casos ativos na região da Grande Florianópolis, que passou a responder por 22% do total estadual – em termos absolutos, são 2.385 pessoas positivadas, o maior número absoluto dentre todas as regiões do estado. Também merecem destaque as regiões do Planalto Norte-Nordeste, com 18% agregado estadual, e a região do Vale do Itajaí, que passou a responder por 13% do número de pessoas positivadas.

Já os óbitos apresentaram uma oscilação inferior àquela registrada na semana anterior, fazendo com que a média diária se situasse no patamar de 5,5 óbitos diários. Com isso, somente em 2022, quase duas mil pessoas morreram em decorrência da doença em Santa Catarina.

“Mesmo diante desse cenário de expansão da contaminação da população catarinense pela covid-19, nota-se que tal situação não está causando maiores impactos sobre a estrutura hospitalar estadual de saúde, uma vez que a taxa de ocupação dos leitos UTI-SUS pela doença, mesmo com ligeiras oscilações, permaneceu baixa em todas as regiões, enquanto a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI-SUS aumentou em praticamente todas as mesorregiões do estado e se manteve acima dos 93% em todas as regiões do estado, exceto no Sul Catarinense”, traz o documento.

Para acessar os Informes Semanais do Necat, acesse este link.

Tags: coronavírusCovid-19Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat)pesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina