Informe Necat: ‘Janeiro de 2022 detém o maior número de casos mensais desde o início da pandemia’

01/02/2022 09:07

O Informe Semanal do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina (NECAT/UFSC), publicado no último sábado, 29 de janeiro, alerta para o recorde de casos de Covid-19 registrados no estado em janeiro deste ano. O documento está disponível na íntegra aqui.

“Observa-se que 189.026 pessoas já foram contaminadas no mês de janeiro de 2022, maior número absoluto em um único mês durante toda a pandemia. Com isso, verificou-se uma expansão expressiva da média diária de casos, que pela primeira vez superou o patamar de 10 mil casos por dia. Da mesma forma, os casos ativos da doença atingiram um patamar superior a 78 mil pessoas, sendo que aproximadamente 74 mil delas foram acometidas pela doença no primeiro mês de 2022”, informa o documento.

Os pesquisadores também constataram uma “reaceleração dos óbitos no estado, especialmente a partir do dia 15 de janeiro”, sendo que o maior crescimento foi na última semana do mês, quando foram registradas mais 176 mortes: “Tal fato promoveu um grande impulso na média diária de óbitos, a qual atingiu o patamar de 25 ocorrências diárias na semana considerada.”

Outro dado relevante do Informe é o aumento da ocupação de leitos de UTI por pessoas com a Covid-19 em todas as regiões do estado: “Em algumas delas esse crescimento foi muito expressivo em apenas duas semanas. A consequência é que a ocupação geral de leitos de UTI no estado voltou a superar o patamar de 80% da capacidade, exceto em apenas uma região.”

Para os pesquisadores, esse cenário de “grande expansão da contaminação da população catarinense” é preocupante e demanda “ações imediatas das autoridades de saúde pública do estado e das municipalidades no sentido de buscar frear a circulação da nova variante do coronavírus no território catarinense. Ao mesmo tempo, é necessário que a população catarinense tenha consciência que a pandemia ainda não acabou e que todos aqueles cuidados fundamentais recomendados desde o início da pandemia ainda são necessários para se evitar a continuidade dessa nova onda da Covid-19 no estado.”

O Informe Semanal é assinado pelo professor Lauro Mattei, coordenador geral do NECAT.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui ou acesse a aba Informes Semanais na página do NECAT.

Tags: coronavírusCovidInforme SemanalNecatNúcleo de Estudos de Economia CatarinensepandemiaUFSC