UFSC na mídia: projeto de extensão é destaque em jornal francês

24/11/2021 10:01

O Projeto Imagine, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi tema de uma reportagem publicada no jornal francês Sud-Ouest na última terça-feira, 23 de novembro. Ao longo de quatro dias, alunos do equivalente ao 9º ano de uma escola do Departamento da Gironde, na França, participaram de uma atividade que teve a forma de uma investigação forense e puderam manipular materiais que tratavam da diversidade dos seres vivos, desde a escala macroscópica (populações) até a microscópica (moléculas de DNA), com conteúdos que envolveram, além de biologia, história, geografia, matemática e expressão oral e escrita.

A ação foi coordenada pelo professor do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da UFSC André Ramos, que, desde dezembro de 2020, atua como professor visitante na Universidade de Bordeaux, na França. Nesse período, ele vem desenvolvendo diversas atividades de ensino e popularização científica, incluindo uma nova disciplina internacional ministrada em inglês (The Languages of Science).

O Imagine é um projeto de solidariedade internacional que visa à inclusão científica e ao intercâmbio cultural entre os povos. Por meio dele, a UFSC, em conjunto com suas instituições parceiras, leva conhecimentos elementares de ciência a comunidades de diferentes países. As primeiras ações do projeto foram realizadas em 2013 na aldeia guarani Tekoa’Uy’A, em Major Gercino (SC), e, desde então, três módulos temáticos já circularam por comunidades do Brasil e do Peru.

Tags: Projeto ImagineUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina