Grupo MIND.Funga distribui livros infantis a escolas de Urubici

Cerca de 500 cópias foram entregues a alunos das redes pública e privada de ensino. Foto: divulgação/MIND.Funga/UFSC
Integrantes do grupo de pesquisa MIND.Funga, ligado ao Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entregaram na última sexta-feira, 19 de novembro, cerca de 500 cópias de um livro infantil produzido pelo grupo a alunos de escolas públicas e particulares de Urubici, na Serra Catarinense. Proposta como um complemento de diversos projetos de pesquisa sobre monitoramento da diversidade de fungos no Parque Nacional de São Joaquim, a obra A descoberta nas pequenas coisas faz parte do projeto MIND.Funga Ciência Cidadã: a literatura infantil encontra a taxonomia de fungos nas escolas.
O encontro com os estudantes se dá após dois anos do primeiro contato com as escolas do município. O projeto teve início com um convite a professores de instituições próximas ao parque, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área. Nessa saída de campo, os professores puderam acompanhar, aprender e participar dos passos realizados nas pesquisas sobre o monitoramento da diversidade dos fungos da área de preservação.
Ao mesmo tempo, foi sugerido que os docentes levassem para as salas de aula um material paradidático que conta, de forma divertida e curiosa, a descoberta de uma nova espécie de fungo por uma menina. Com esse material, eles poderiam trabalhar habilidades do currículo do ensino fundamental como biodiversidade, organização da vida e nomenclatura científica.
Posteriormente, o livro foi contemplado no edital SBPC vai à escola e pôde ser impresso em melhor qualidade, além de ganhar traduções para inglês, espanhol e alemão. “Os estudantes ficaram muito animados em receber esse presente, além de relembrarem a primeira participação que tiveram em 2019”, comentam os integrantes do MIND.Funga.
No mesmo dia, o grupo também se reuniu com a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Urubici, Rosilene T. R. Abreu, para formalizar a continuação do trabalho em 2022. A intenção é realizar, no próximo ano, um concurso cultural para que os alunos escolham o nome de uma nova espécie de fungo encontrada durante as expedições de pesquisa do MIND.Funga.
Formigas zumbis
A descoberta nas pequenas coisas conta a história das formigas zumbis encontradas nas matas nebulares da Serra de Santa Catarina. Um fungo usa esses insetos para completar seu ciclo de vida. “Este fungo ataca e controla o comportamento das formigas. Na verdade, ele faz com que a formiga procure um local específico para morrer, um local que seria perfeito para o fungo liberar os seus esporos e contaminar outras formigas na floresta”, explica o professor do Programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da UFSC Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, que assina a autoria do livro com seus alunos de pós-graduação Cauê Azevedo Tomaz Oliveira e Weslley Ribeiro Nardes.
Conheça melhor o projeto no vídeo:
Mais informações no site do MIND.Funga.
Eventos UFSC














































Arquivo de notícias
Contatos
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC. Para solicitar uma divulgação, acesse o site.
Para falar com qualquer setor da UFSC, utilize o Catálogo Telefônico.
Sugestões, elogios ou reclamações devem ser encaminhados para a Ouvidoria da UFSC.