Documentário apresenta a trajetória do ex-reitor Caspar Erich Stemmer
O filme Caspar Erich Stemmer é um documentário de 90 minutos produzido pela Geofilmes Produções em 2019, dirigido por Charles Cesconetto, parcialmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e realizado com o apoio cultural da Flex Contact Center, da rede de cinemas Cinesystem e da Rá Incorporações. A estreia da obra ocorre no dia 22 de junho, pela ocasião da comemoração do aniversário de Caspar Erich Stemmer, às 20 horas, no Youtube, em sessão livre exclusiva. Para assisti-la, acesse charlescesconetto.com/stemmer.
A ideia de realizar um documentário sobre o professor Caspar Stemmer surgiu em 2018, durante a realização de outro filme, Ilha Inovação Sustentável, que aborda a inovação e a sustentabilidade na Ilha de Santa Catarina. Durante as gravações daquele documentário, o nome de Stemmer foi citado por diversos entrevistados como sendo o grande responsável pelo início do polo de tecnologia de Florianópolis, hoje um dos principais do país.
Stemmer era um homem simples e muito dedicado ao trabalho. De origem alemã, nasceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, estudou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializou-se na Alemanha e veio para Florianópolis na década de 1960 com a missão de ajudar a criar o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sem medir esforços, dedicou sua vida à educação, sempre com a perspectiva de elevar o nível das universidades brasileiras para que o Brasil pudesse se desenvolver.
Stemmer foi diretor do Centro Tecnológico (CTC), chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e reitor da UFSC, mas não ficou restrito ao âmbito da Universidade, nem de Santa Catarina, onde é reconhecido como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento industrial do estado. Suas ideias influenciaram grandes mudanças no ensino superior brasileiro e ele chegou a ser Ministro de Ciência e Tecnologia.
Mais do que um filme biográfico, o documentário sugere um olhar histórico para pensar a trajetória do ensino superior brasileiro na segunda metade do século XX, convida a refletir sobre a realidade atual das universidades e chama a atenção para a necessidade de se pensar novas perspectivas para a educação, sem esquecer as referências do passado.
Serviço
O quê: estreia do filme Caspar Erich Stemmer
Data: 22/06/2021
hora: 20h
Local: Youtube
Site do filme: charlescesconetto.com/stemmer/
E-mail para contato: falecom@charlescesconetto.com