Cai o número de óbitos de idosos acima de 80 anos por Covid, aponta boletim do Necat

08/06/2021 09:38

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou no último domingo, 6 de junho, a 56ª edição do boletim semanal Covid-19 em SC. Com o título “Caíram os óbitos por Covid-19 dos idosos acima de 80 anos”, o texto foi assinado pelo coordenador-geral do Necat, Lauro Mattei, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC e Programa de Pós-Graduação em Administração da instituição.

“Destacam-se as reduções importantes verificadas nas faixas etárias de 80 anos ou mais no mês de abril e, mais importante, uma redução bem mais expressiva nas faixas de 70 anos ou mais de idade a partir do mês de maio de 2021. Em grande medida, é possível creditar essas quedas no contágio dessas faixas de idosos aos efeitos do processo de imunização em curso”, traz a publicação.

No período analisado, entre 28 de maio e 4 de junho de 2021, Santa Catarina registrou 16.520 novos casos e 386 novos óbitos. Com isso, mais de 983 mil pessoas já foram contaminadas no estado, e 15.572 mortes foram registradas. Em função disso, SC passou para o 2º lugar no ranking nacional dentre os estados com o maior número de registros da doença a cada 100 mil habitantes e, em termos absolutos, para o 6º estado como maior número de casos e 10º estado com maior número de óbitos.

O texto completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontrados os boletins anteriores.

Tags: coronavírusNecatpesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina