‘SOS Utopias’ busca colaboração para fortalecer o Armário Coletivo

11/03/2021 15:53

O projeto de extensão “Laboratório da Utopia – Luta” da UFSC estimula a comunidade universitária a ajudar a resolver problemas enfrentados pelo Armário Coletivo, em Florianópolis. O Armário é uma experiência de compartilhamento de recursos (roupas, calçados, mas também livros, eletrodomésticos ou outros bens) que se distribui em 13 pontos de Florianópolis. Por meio de estratégias de comunicação em rede, o Luta pretende identificar pessoas interessadas em colaborar com o Armário Coletivo em seis tipos de atividade:

1. Comunicação: melhorar a informação disponível nos armários e nos canais do projeto sobre o que levar e o que não levar; estimular a retirada e todo tipo de reuso. Pesquisar a disponibilizar informação sobre descarte responsável de resíduos (para objetos que tenham esgotado sua vida útil).

2. Manutenção dos itens compartilhados: guardiãs e guardiões que cuidem dos armários em visitas periódicas.

3. Manutenção física dos armários: reparos de marcenaria ou criação de novas soluções para para a estrutura física do projeto.

4. Financiamento: o Armário Coletivo precisa planejar e executar estratégias de obtenção de doações de dinheiro ou outras fontes estáveis de patrocínio.

5. Reciclagem: ideias e projetos para reciclar/upcycling tecidos e outros materiais de roupas e sapatos em mau estado.

6. Lixo zero: conceber alternativas ao lixo para destinar os materiais que não possam ser reciclados nem reutilizados.

Há armários de rua nos bairros Vargem Pequena, Costa de Dentro e Lagoa. Para as ações locais é necessário acesso a estes bairros. Para os demais desafios, a colaboração é em rede, mediada pelas lideranças do Armário Coletivo.

A iniciativa do Luta se chama “SOS Utopias: juntando forças para impulsionar a mudança”. “A ideia é compor uma rede em que os projetos de transformação social possam trazer suas demandas, as pessoas ofereçam sua ajuda e as próprias experiências fortaleçam o contato e o suporte mútuo”, explica Noa Cykman, estudante de doutorado em Sociologia na Universidade da Califórnia em Santa Barbara, co-coordenadora do Luta. Na UFSC, o projeto é coordenado pelo professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política.

Mais informações sobre o Armário Coletivo, o SOS Utopias e o Laboratório da Utopia podem ser encontradas no Facebook, no Instagram (@laboratoriodautopia) ou no e-mail laboratoriodautopia@gmail.com.

Tags: CFHDepartamento de Sociologia e Ciência PolíticaJacques MickLaboratório da UtopiaLutaSOS UtopiasUFSCUFSC Solidária