Labox/UFSC e equipe clínica da Universidad de Chile desenvolvem projeto de pesquisa relacionado à Covid-19

23/02/2021 08:31

O Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo (Labox) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Alexandra Latini, e a equipe clínica da Universidad de Chile coordenada pelo professor Ramiro Zepeda foram aprovados pela agência chilena Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (Anid) para desenvolver um projeto de pesquisa relacionado com o melhor entendimento da progressão e sequelas da infecção viral Covid-19.

O projeto com o título Marcadores metabólicos de prognóstico de severidade em pacientes afetados por Covid-19 tem o intuito de validar um perfil de marcadores clínicos e bioquímicos baseados na função metabólica como ferramenta quantificável do curso da doença. “Entendemos que isto permitirá diminuir a taxa de mortalidade associada ao Covid-19, além de otimizar os recursos do sistema público de saúde”, explica a coordenadora Alexandra Latini. O projeto envolve alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e em Bioquímica.

No momento, a doutoranda Jennyffer Souza, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFSC, desenvolve o projeto no Hospital de Rancagua, Rancagua, Chile.

Tags: coronavírusCovid-19Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo (Labox)pesquisa coronavírusUniversidad de ChileUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)