Egressas do curso de Jornalismo da UFSC são premiadas em edital de cultura do estado

06/11/2020 10:20

As jornalistas Catarina Duarte e Lívia Schumacher tiveram seu livro-reportagem, O guia de receitas manezinhas, premiado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no edital Elisabete Anderle 2020 na categoria de Patrimônio Imaterial – Produção e Difusão. O livro traz histórias ricas e muito bem contadas trazendo luz a personalidades da região de Florianópolis – algumas bem conhecidas, outras nem tanto. Os entrevistados são de idades variadas, de regiões diversas, de vidas muito diferentes, mas com duas coisas em comum: o amor pelo preparo comida e a sua contribuição na manutenção de uma cultura ancestral.

No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que recebeu nota máxima por unanimidade, ressalta em seu prefácio que “este é um livro que ensina. Já na introdução, a contextualização do que é a miríade histórica e social de Florianópolis e a importância da culinária nesse contexto delineia o que vem a seguir. O manezinho, como muitos creem, não é descendente somente de açorianos, tem também ascendência negra e é filho de índios. Nem os próprios habitantes das ilhas dos Açores são puramente europeus, têm influências étnicas norte-africanas, orientais-judaicas e, até mesmo, indianas. Ou seja, ser manezinho é mais que mero estereótipo. Na culinária isso também se mistura: o beiju e o uso da folha de bananeira são heranças indígenas; o pirão, os caldos e a feijoada são de origem africana; já os risotos, as massas e os embutidos provém dos europeus. Essa é a riqueza que faz nossa comida ser tão exuberante de sabores e texturas.”

Nas palavras da autora Lívia, “esse livrinho foi fruto de um ‘bilhão de quilômetros’ rodados por Florianópolis em 2019 pra contar histórias de manezinhos que fazem comida e tudo que vem junto com isso. Agora, vamos poder levar essas pessoas tão queridas pra mais gente.” A publicação que une jornalismo, gastronomia, cultura, design e fotografia em um trabalho primoroso, foi apresentada em 2019 como TCC, sob orientação do professor Ildo Francisco Golfetto e co-orientação da professora Valentina da Silva Nunes.

O resultado final do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura Edição 2020 foi divulgado na última quinta-feira, 5 de novembro.

Tags: culturaFundação Catarinense de CulturagastronomiajornalismoUFSC