EdUFSC 40 anos: depoimento de Luiz Henrique de Araújo Dutra, diretor entre 2008-2010
Esta semana, o professor Luiz Henrique de Araújo Dutra é o entrevistado da série “Editora UFSC 40 anos”. Com uma trajetória de quase dois anos à frente da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), no período de maio de 2008 a fevereiro de 2010, o professor do Departamento de Filosofia da UFSC enfrentou desafios de financiamento e organização interna aos fins da EdUFSC. Em relato escrito, Luiz Henrique relata sua experiência na Direção da EdUFSC, que celebrou no último dia 30 de outubro 40 anos. Confira abaixo o relato na íntegra.
Minha experiência na EdUFSC
por Luiz Henrique de Araújo Dutra
Estive na direção da EdUFSC por quase dois anos, no período entre maio de 2008 e fevereiro de 2010. Anos antes eu tinha feito parte do Conselho Editorial e publicado dois livros pela editora. Nos anos mais recentes tive também a satisfação de publicar mais três livros pela EdUFSC, sendo que um deles está agora no prelo. Menciono esses fatos para salientar que minha experiência nesta instituição tem sido variada, me permitindo aprender muito. Antes de assumir a direção no mencionado período, eu já tinha alguma experiência como editor de uma série de livros publicados pelo Núcleo de Epistemologia e Lógica, do CFH. Contudo, isso não se comparava ao trabalho profissional da EdUFSC e, portanto, foi certamente o período de maior aprendizado que tive em nossa universidade. Minha experiência prévia mais intensa na administração tinha sido como coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia; e também a este respeito não se compara o envolvimento e o desafio de estar à frente da direção da EdUFSC. Foi um desafio duplo que envolveu duas frentes de trabalho, uma no aspecto mais propriamente editorial, outra no aspecto administrativo.
Assumi a direção da EdUFSC num período em que havia grande expectativa da parte da universidade em geral com relação a seu desempenho como editora acadêmica, embora sua qualidade neste segmento já fosse reconhecida. Ainda que diversos bons livros acadêmicos já tivessem sido publicados, a editora não tinha linhas editoriais muito bem definidas, exceção feita a sua Série Didática, que sempre foi muito bem sucedida. Procurei atuar junto ao Conselho Editorial para que a EdUFSC ganhasse um perfil editorial acadêmico mais bem definido, por exemplo,
com novas coleções. Seu valor para a cultura em geral não ficou esquecido, todavia, uma vez que foram instituídos os concursos anuais para obras de ficção.
Foi também um período em que houve importantes mudanças na administração pública, inclusive na universidade. A EdUFSC praticamente sustentava suas novas publicações com os recursos provenientes da comercialização de seus livros, mas isso impedia que projetos de maior vulto fossem tocados adiante. Neste sentido procurei tanto melhorar as livrarias que já havia no campus como criar novas, em locais mais apropriados. E, de outro lado, procurei atuar junto à administração central da UFSC para obter mais recursos. Foi necessário fazer também algumas mudanças na organização interna, o que permitiu uma atuação mais bem direcionada para a finalidade da editora.
De maneira geral, caracterizo meu período como diretor executivo da EdUFSC como um momento de reformas maiores e menores, como uma espécie de “arrumação da casa”, o que permitiu que o trabalho daqueles que vieram depois fosse mais voltado para os objetivos propriamente editoriais e acadêmicos. Quando percebi que a parte mais fundamental das reformas necessárias estava feita, optei por voltar a me dedicar apenas às atividades de ensino e pesquisa, mas com a satisfação de ter podido contribuir para esta instituição de tanto valor científico e cultural. E, como disse, tenho também a satisfação de continuar publicando nesta casa e de ver que os diretores que vieram depois de mim têm melhorado ainda mais a editora e contribuído para que ela pudesse se firmar como uma das principais editoras universitárias de língua portuguesa.
>>Leia mais sobre os 40 anos da EdUFSC<<
Editora da UFSC: 40 anos dedicados à difusão de educação, ciência e artes
EdUFSC 40 anos: série da TV UFSC traz entrevista com o primeiro diretor
Editora da UFSC realiza promoção de aniversário de 40 anos até 31 de outubro
EdUFSC 40 anos: episódio de série da TV UFSC entrevista Alcides Buss, diretor de 1991 a 2008