HU realizará rastreamento epidemiológico de trabalhadores assintomáticos

13/10/2020 15:17

Foto: Sinval Paulino

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) vai realizar, a partir do dia 15 de outubro, na próxima quinta-feira, a testagem de Covid-19 em trabalhadores da instituição do Regime Jurídico Único (RJU), empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e residentes que não apresentarem sintomas da doença. O objetivo é fazer o rastreamento para detectar a presença de anticorpos para o coronavírus.

Os interessados terão de marcar agendamento por e-mail. Serão feitos testes IgM, capaz de identificar casos de infecção recente, e IgG, para detecção de infecção mais antiga. Os participantes terão acesso ao resultado do exame, com orientações conforme o caso.

O trabalho está sendo desenvolvido pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e pela Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (Ulac) do HU-UFSC e tem o objetivo de orientar os trabalhadores sobre sua situação e levantar dados para adotar medidas que forem consideradas necessárias.

Os testes foram disponibilizados pela Ebserh e a testagem foi aprovada pelo Comitê de Operações Especiais (COE) do HU, que tem a função de coordenar as atividades relacionadas à pandemia na instituição.

Conforme a enfermeira do Trabalho Fernanda Coutinho de Andrade, do Sost-HU, os trabalhadores interessados em fazer o teste têm de entrar em contato pelo e-mail monitoramento.covid.hu@gmail.com colocando o assunto “AGENDAMENTO” informando: nome, data de nascimento, função e vínculo no HU, nome da mãe, número de cartão do SUS e sugerindo duas datas para agendamento da coleta. Após o envio do e-mail, o Sost vai encaminhar uma resposta, também por e-mail, com um questionário que deverá ser respondido pelo interessado. De acordo com o Sost, serão realizados até 50 testes por dia, de segunda a sexta de 11h às 18h, no Setor de Coleta da Ulac.

Unidade de Comunicação Social/HU-UFSC

 

Tags: coronavírusEbserhgestão coronavírusHUUFSC