Medidas adotadas no HU/UFSC reduzem consumo de papel e copos de plástico

11/09/2020 17:48

Arte: Economia de copos e papel HU. Agecom/UFSC

O mês de setembro é dedicado a uma série de causas ambientais (dia do Biólogo, dia da Amazônia, dia Nacional do Cerrado, dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, dia da Árvore e dia de Defesa da Fauna). A ocasião é importante para lembrar as ações feitas em nome da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Nesse contexto, o Hospital Universitário da UFSC conseguiu uma redução de 151.800 copos de plástico e 406.500 folhas de papel neste ano (de janeiro a julho), quando comparado com o volume de material consumido no mesmo período do ano passado.
De janeiro a julho do ano passado, foram consumidos 8.129 pacotes de 100 unidades de copos plásticos no HU enquanto no mesmo período de 2020 foram 6.611 pacotes. Em relação ao papel ofício, as unidades do hospital reduziram de 3562 resmas de 500 unidades para 2.749 resmas.
O administrador Nick Bokeko, do Setor de Hotelaria do HU, fiscal técnico dos contratos de manejo de resíduos sólidos do hospital, que levantou os dados através do sistema MATL, explicou que em junho de 2019 foi adotada a campanha das canecas e em agosto do ano o HU aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Segundo ele, medidas como essas têm vários impactos como a agilidade de processos, a redução de gastos e de esforços logísticos, por exemplo, no caso do SEI, além do impacto na redução de resíduos e na economia de material. Os dados apontam uma economia de R$ 2.914,56 somente com copos de plástico entre janeiro e julho desse ano e R$ 10.487,20 com papel no mesmo período.
O Setor de Hotelaria do HU, que faz parte da Divisão de Infraestrutura, distribuiu canecas de fibra de coco para os funcionários do HU/UFSC por ocasião do Dia do Meio Ambiente, no ano passado. A ideia é estimular o uso do material não descartável, sendo que o copo de plástico foi mantido somente em algumas unidades que recebem visitas e no uso de unidades assistenciais, para administrar medicamentos, por exemplo.

 

Unidade de Comunicação Social HU/UFSC

Tags: Hospital Universitáriomeio ambienteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina