Departamento de Enfermagem da UFSC recebe certificação pelo CNPq para novo grupo de pesquisa
O Afrodite – Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades é o mais novo grupo de pesquisa do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo a professora Olga Regina Zigelli Garcia, líder do grupo junto ao Conselho, o grupo tem como objetivo fomentar as discussões sobre gênero e sexualidades, visando o respeito às diferenças, “tendo em consideração os marcadores socioculturais e o direito das pessoas vivenciarem suas sexualidades em suas singularidades, livres de discriminação e preconceito, entendendo-a como um dos aspectos do viver humano que compõem o ser/viver saudável e, portanto, demandando um cuidado e assistência à saúde qualificada para o atendimento das questões à ela relacionadas”.
O grupo tem seis linhas de pesquisa: 1. Corporalidades, gêneros, diversidade sexual e saúde; 2. Educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional e assistência à saúde; 3. Gêneros e sexualidades: interseccionalidades e interferências culturais; 4. Gêneros e sexualidades no ciclo gravídico puerperal; 5. Gêneros, sexualidades, direitos sexuais e reprodutivos; 6. Saúde e afetos: monogamia, amor romântico e não monogamia: discursos e práticas.
A professora Laís Antunes Wilhelm, vice-líder do Afrodite, destaca que o grupo tem um caráter interdisciplinar e está aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos interessados nos estudos da sexualidade. O grupo tem componentes das áreas de antropologia, medicina, enfermagem, psicologia, linguística, educação. É formado por pessoas trans, pessoas cis hetero e homossexuais, brancas e negras. Interessados podem solicitar a filiação pelo e-mail afrodite.ufsc@gmail.com.
Recentemente, o Afrodite firmou parceria com o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC com o intuito de articular-se com as redes de pesquisas locais, nacionais e internacionais. As reuniões do grupo ocorrem todas as terça-feiras, das 16h às 18h (neste momento de pandemia, na modalidade virtual).
Para mais informações, acesse a página oficial do Laboratório.