UFSC Joinville promove webinar sobre tecnologias do espaço e desafios da inovação

07/08/2020 11:42

Na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 10h, o Canal da UFSC Joinville no YouTube transmitirá o webinar Tecnologias do Espaço e Desafios da Inovação, o primeiro de uma série de três com a temática “espaço”. Os eventos antecederão o 4° Fórum da Indústria Espacial Brasileira, a ser realizado no final de outubro.

Esta primeira edição traz um bate-papo entre convidados com experiência no setor espacial que apresentarão suas visões sobre os desafios e as tendências do segmento no Brasil. Alguns dos tópicos a serem abordados neste encontro serão os desafios para as empresas nacionais do setor aeroespacial, inserção no mercado internacional, diferenciais competitivos, dentre outros.

Os convidados do webinar serão:
Jadir Gonçalves: sócio-fundador da empresa Fibraforte. Trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais entre 1986 e 1994, tendo integrado o grupo de engenharia de sistemas do satélite CBERS.
João Paulo Campos: presidente da Visiona Tecnologia Espacial. Trabalhou na EMBRAER como gerente sênior do Programa Legacy 600/650.
José Iram Mota Barbosa: diretor de Operações do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Ocupou a Diretoria de Planejamento, Orçamento e Administração da Agência Espacial Brasileira entre março de 2011 e agosto de 2017 e também atuou no INPE de 1999 a 2009.
Edemar Morsch Filho: engenheiro Aeroespacial, formado na UFSC Joinville, participante do desenvolvimento do satélite FloripaSat-I e da missão EDC-UFSC, um CubeSat 2U com previsão de lançamento para 2021.

A mediação do encontro será feita por Talita Sauter Possamai, professora do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC.  O webinar é uma parceria da UFSC Joinville com o grupo SC2C.Aero, que conta com colaboradores do Departamento de Engenharia Mecânica, do Departamento de Engenharias da Mobilidade e da Fundação CERTI, juntamente com o Parque Tecnológico de São José dos Campos e o Brazilian Aerospace Cluster. A Agência Espacial Brasileira (AEB), também é parceira do projeto.

Para acompanhar o Webinar, acesse o canal da UFSC Joinville no Youtube. Os espectadores poderão encaminhar perguntas aos participantes pelo chat da transmissão. Quem tiver interesse em obter um certificado de participação, pode se inscrever neste link.

Texto: Comunicação Institucional – UFSC Joinville

Tags: espaçoUFSCUFSC Joinvillewebinar