MagLab auxilia na adequação de equipamentos relacionados à Covid-19

20/08/2020 11:50

Ventilador pulmonar da GreyLogix em teste no MagLab  (Foto: Divulgação)

O Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética (MagLab) do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem auxiliado diversas empresas e entidades na adequação de equipamentos eletroeletrônicos relacionados com a Covid-19. Nos últimos meses, o MagLab auxiliou a catarinense GreyLogix no processo de testes e ensaios dos ventiladores pulmonares desenvolvidos pela empresa.

Nestes ensaios, foi verificado o desempenho do equipamento frente a perturbações eletromagnéticas que podem ocorrer durante a operação, bem como os requisitos de segurança elétrica para proteção dos usuários. Após a colaboração do laboratório e outras instituições parceiras, a GreyLogix obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e começou a produzir os equipamentos na sua unidade em Mafra, no final de julho.

A GreyLogix foi fundada por Rafael Gonçalves e Renato Leal, egressos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Instituição. “Desde a fundação da empresa, sempre mantivemos laços próximos com a Universidade e pretendemos aproximar cada vez mais” declara Renato Leal. Além dos dois sócios, a empresa também conta com diversos colaboradores oriundos da instituição.

A equipe do MagLab é coordenada pelo professor Adroaldo Raizer, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O laboratório dispõe de um amplo espaço físico e equipamentos de última geração para a execução dos ensaios e pesquisas, com o objetivo de atender às demandas tecnológicas do setor industrial e à comunidade em geral. O MagLab dá suporte às disciplinas da Graduação e Pós-Graduação da Engenharia Elétrica da UFSC, envolvendo alunos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado.

O laboratório é acreditado conforme certificado de acreditação CRL 0299, concedido pelo Inmetro – CGCRE, para a realização de ensaios nas áreas de compatibilidade eletromagnética e segurança elétrica, a fim de garantir a qualidade e reconhecimento técnico de seus serviços a nível nacional e mundial.

Além dos ensaios acreditados, o MagLab também realiza serviços de pré-certificações e desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos, voltados para avaliação de conformidade às normas e regulamentos do INMETRO, ANVISA, ANATEL, CISPR, IEC, entre outras instituições regulamentadoras nacionais e internacionais. Através de sua estrutura, o MagLab realiza diversos serviços de apoio laboratorial como análise da qualidade de energia elétrica, monitoramento de radiação eletromagnética, avaliação de campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, dentre outros.

Recentemente, o MagLab também realizou testes em um protótipo de automatização de um reanimador mecânico de uso hospitalar, conhecido popularmente como ambu. O ambu é um equipamento composto por um balão de ar autoinsuflável acionado manualmente, usado no socorro de pessoas com dificuldades respiratórias. A automatização do ambu é um projeto que envolve mais de 40 pesquisadores de 12 universidades brasileiras – destes, 13 são ligados à UFSC.

Com informações do Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico (CTC)

Leia mais em:

Pesquisadores da UFSC testam protótipo de reanimador mecânico automatizado

 

 

Tags: capescoronavírusCTClaboratórioMagLabpesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina