‘Amigo Monitor’: projeto oferece reforço escolar a alunos afetados pela pandemia

04/08/2020 13:53

O “Amigo Monitor” é um projeto voluntário que conecta crianças e adolescentes que estão longe das escolas com pessoas que tenham conhecimento suficiente para ajudá-los nos exercícios por meio de aulas de reforço. A monitoria é oferecida para alunos do fundamental II, por meio das plataformas Google Meets, Zoom e WhatsApp, como for mais adequado para cada aluno.

A ideia surgiu quando a engenheira de transportes e logística, Maria Eugênia Reinke, formada pela UFSC Joinville, percebeu que alguns pais enfrentavam dificuldades para acompanhar seus filhos nas demandas de ensino, agora com aulas on-line, em casa, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Grande parte deles não tinha a disponibilidade necessária e um outro fator importante era a falta do conhecimento específico de algumas disciplinas para auxiliar as crianças.

Como intuito de desenvolver uma solução a este problema, Maria Eugênia procurou suporte do Covid Solutions, plataforma que conecta voluntários com executores e corpo técnico, para alavancar projetos de combate à crise causada pela pandemia.

A ideia se tornou o “Amigo Monitor” e a equipe cresceu. Entre os oito membros do grupo, está outro egresso da UFSC Joinville, o engenheiro automotivo Luan Dela Vedova Mathiola. E ainda, na coordenação pedagógica, o projeto conta com a pedagoga Maria Luiza Ferraro, professora aposentada do Colégio de Aplicação da UFSC. Maria Luiza também atuou por 17 anos na Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade.

No momento, o Amigo Monitor está fechando parcerias com escolas e desenvolvendo sua base de monitores. Se você se interessou e tem vontade de participar, ajudando um estudante em alguma disciplina, faça sua inscrição neste link.

Para acompanhar o projeto, acesse: www.instagram.com/amigomonitor.

Tags: coronavírusCovid-19extensão coronavírusUFSCUFSC Solidária