Conselho Universitário debate regras do ensino não presencial da Graduação e Pós; Calendário será definido nesta terça-feira, dia 21

20/07/2020 18:56

O Calendário Suplementar Excepcional a ser adotado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) contará com uma fase de ajuste de matrícula, quando será possível trancar ou destrancar o semestre, cancelar ou matricular-se em disciplinas ou atividades complementares. Essa foi uma das decisões tomadas pelo Conselho Universitário (CUn) da UFSC, que retomou nesta segunda-feira, dia 20, a sessão para votar a Resolução Normativa que oficializa a retomada das atividades de ensino em formato não presencial.

O debate, iniciado na última sexta-feira, dia 17, seguiu por toda a segunda-feira e abordou os principais aspectos do ensino de Graduação e Pós-Graduação. Até o momento, foram votados um total de 71 das 95 sugestões a serem apreciadas. A reunião do CUn terá continuidade nesta terça-feira, dia 21, às 9h, quando deverá mais definições sobre a Pós-Graduação e o Calendário Suplementar Excepcional referente ao primeiro semestre de 2020. Assista à sessão desta terça-feira ao vivo.

>> Assista AQUI à continuidade da sessão do CUn desta terça-feira

>> Veja a Minuta de Resolução sendo apreciada desde sexta-feira pelo CUn

“Foi mais um dia intenso e, até, cansativo. Mas estamos trabalhando com responsabilidade, seriedade e abrindo espaços para todas as manifestações. O Conselho já avançou bastante para aprovar um documento que seja o mais representativo possível”, salientou o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

>> Assista à votação da manhã e da tarde desta segunda-feira no Canal do Conselho Universitário no YouTube

Durante a manhã, o Conselho decidiu não permitir a condensação de disciplinas obrigatórias no recesso escolar para a Graduação. Também foi assegurado que os cursos poderão oferecer disciplinas práticas e teórico-práticas, preferencialmente de forma remota. Para realização da parte prática, todos deverão obedecer às orientações científicas e epidemiológicas. Alunos prestes a se formar, cuja conclusão de curso dependa do cumprimento de apenas uma disciplina obrigatória, poderão solicitar à Coordenação do curso que ela seja oferecida. O Conselho Universitário também debateu a respeito dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, a manutenção de bolsas, os planos de ensino, entre outros.

No período da tarde, foram aprovados artigos sobre o ensino da Pós-Graduação, que acompanhou a maioria das decisões da Graduação. Uma delas diz respeito à disponibilização de bibliografias em formato digital que estejam disponíveis na Biblioteca Universitária ou que sejam fornecidos pelos docentes. Os colegiados dos programas de Pós-Graduação vão estabelecer quais disciplinas, turmas ou atividades formativas e de pesquisa serão ofertadas no curso. Diferentemente do que foi aprovado para a Graduação, os Programas de Pós-Graduação poderão condensar no recesso escolar as disciplinas obrigatórias canceladas em função da pandemia.

A Resolução definitiva, após aprovada, passará por uma revisão completa até ser definitivamente publicada no Boletim Oficial da UFSC.

Acompanhe

A continuidade da votação acontece de forma on-line, transmitida ao vivo pelo YouTube no canal do Conselho Universitário. Os vídeos das votações da última sexta-feira, bem como os vídeos desta segunda estão disponíveis no Canal.

Tags: Comitê de Combate à Pandemia da Covid-19conselho universitáriocoronavírusgestão coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina