UFSC cede prédio para alojamento de profissionais do HU

06/05/2020 09:19

O prédio do Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água localiza-se atrás do Hospital Universitário. Foto: divulgação

O prédio do Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água, vinculado ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi disponibilizado ao Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) para servir de alojamento a seus profissionais. Em parceria com o 14º Pelotão de Polícia do Exército, o HU está trabalhando na adequação do imóvel, localizado atrás do hospital.

As tratativas para que o espaço recebesse os trabalhadores da saúde começaram há cerca de três semanas, com o objetivo de oferecer uma rede de proteção aos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19. Conforme explica a superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, as características da construção permitem utilizá-la como alojamento, incluindo ambiente para refeitório, área para produção de alimentos e lavanderia. “Entendemos que esse espaço é de fundamental importância para os trabalhadores do HU/UFSC, para que eles e suas famílias possam passar por esse momento com mais tranquilidade. Será um espaço para permanência dos trabalhadores que não desejarem retornar às suas residências”, afirma Maria.

O prédio, cuja construção foi patrocinada pelo programa Petrobras Socioambiental, tem quase 800m², dois andares, laboratórios, salas individuais e coletivas e conta com estruturas para aproveitamento de água da chuva, telhado verde, materiais de construção alternativos e arquitetura que dispensa climatização e iluminação artificial. “Nada mais nobre que seja aproveitado desta maneira, neste momento de urgência. Neste momento tão angustiante, o prédio cumpre sua função social”, enfatiza Paulo Belli, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e coordenador do Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água. “É uma estrutura da Universidade a mais para colaborar neste momento difícil, uma estrutura da Engenharia Sanitária e Ambiental à disposição da sociedade”, complementa Paulo, que se diz honrado, com a possibilidade de o centro que coordena poder colaborar com os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

Desinfecção e adequação do espaço

Na última terça-feira, 5 de maio, o 14º Pelotão de Polícia do Exército da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a desinfecção da área, visando à descontaminação do local como medida de prevenção e combate ao novo coronavírus. Também foram montados os cômodos dos dormitórios, com provimento de beliches e colchões. Na ocasião, o capitão André da Silva Almeida, comandante do 14º Pelotão de Polícia de Exército, comentou a parceria: “Sem dúvidas essas ações contribuem para a mitigação dos impactos causados pelo coronavírus à população catarinense em geral, em especial aos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate à proliferação da Covid-19, para que prossigam firmes no cumprimento de suas atividades diárias”.

Tags: coronavírusHospital UniversitárioHUUFSCUFSC SolidáriaUniversidade Federal de Santa Catarina