HU 40 anos: reitor e vice-reitora da UFSC homenageiam Hospital Universitário
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), completa neste sábado, 2 de maio, 40 anos de atividade. Nesta data, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar e a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, divulgam notas oficiais comemorativas à excelência do HU, sua história e importância acadêmica e social.
O reitor Ubaldo salienta o orgulho de fazer parte da história do HU, e a relevância e profissionalismo do Hospital para enfrentar a crise de saúde pública que o mundo enfrenta no momento. “Tenho certeza que estamos preparados para estes tempos difíceis que atravessamos, graças às últimas quatro décadas de história e profissionalismo. Parabéns à família do HU, pela determinação, profissionalismo e garra, que estão sendo mostrados agora. Vamos em frente, sempre com a história como inspiração.”, destaca em seu texto o reitor Ubaldo.
A vice-reitora Alacoque, gestora a qual o Hospital está vinculado administrativamente na UFSC, e profissional e pesquisadora da área da saúde, ressalta o prestígio e qualidade acadêmica, bem como a missão do HU. “Nestes 40 anos viabilizamos a formação de expressivos números de profissionais da saúde. Graduamos enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e odontólogos. Residentes, especialistas, mestres, doutores pesquisadores dos cursos de graduação e dos 11 programas de pós-graduação, com destaque para o primeiro doutorado profissional criado na UFSC”, enumerou. Alacoque também agradece em seu texto aos usuários assistidos, aos trabalhadores da saúde, gestores e demais servidores, juntamente com a gestão da Ebserh.
A nota do reitor e da vice-reitora podem ser lidas na íntegra, abaixo.
Na última quinta-feira, 30 de abril, o HU divulgou uma nota de seu Colegiado Executivo, além de um vídeo institucional, com depoimentos de Pedro Ilton Costa, paciente do Hospital, que passou por um transplante de fígado, e a equipe que o atendeu. Além disso, apresenta fotos históricas da instituição, recuperadas do acervo do hospital e da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC.
Assista ao vídeo dos 40 anos:
Confira as fotos históricas na página do HU 40 anos
Nota Oficial
O nosso Hospital Universitário chega aos seus 40 anos.
Uma história que muitos de nós acompanhamos desde o início e da qual muitos, que chegaram depois, sentem orgulho de participar.
Mesmo com tanto para lembrar e tantos planos para o futuro, não podemos deixar de falar do grande desafio que estamos enfrentando nos últimos meses, talvez o maior desafio de nossas vidas: a crise provocada pelo Coronavírus, as consequências desta crise para toda a sociedade, para o setor de saúde e, particularmente, para nossas vidas pessoais e profissionais.
Tenho certeza que estamos preparados para estes tempos difíceis que atravessamos, graças às últimas quatro décadas de história e profissionalismo.
Parabéns à família do HU, pela determinação, profissionalismo e garra, que estão sendo mostrados agora. Vamos em frente, sempre com a história como inspiração.
Ubaldo Cesar Balthazar
Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina
Nota Oficial
Em maio de 1980, inauguramos o nosso Hospital Universitário, vinculado à vice-reitoria desta Universidade. Certamente à época, não imaginávamos que, 40 anos depois, estaríamos enfrentando uma pandemia de tamanha gravidade.
Nestes 40 anos viabilizamos a formação de expressivos números de profissionais da saúde. Graduamos enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e odontólogos. Residentes, especialistas, mestres, doutores pesquisadores dos cursos de graduação e dos 11 programas de pós-graduação, com destaque para o primeiro doutorado profissional criado na UFSC.
Ainda geramos ciência e tecnologia em saúde e em áreas correlatas com significativo volume de projetos, fomentando a excelência da nossa Universidade. Nosso imenso agradecimento aos usuários assistidos ao longo dessas quatro décadas.
Agradecemos também aos trabalhadores da saúde, gestores e demais servidores, juntamente com a gestão da Ebserh, que vem cumprindo exemplarmente a gestão do nosso Hospital Universitário, que é referência no Estado de Santa Catarina.
Alacoque Lorenzini Erdmann
Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina