Franklin Cascaes inspira novo boletim de preços de orgânicos em Florianópolis
A sexta edição do boletim de preços de alimentos orgânicos no varejo de Florianópolis está no ar. Com o título O fantástico da Ilha de Santa Catarina: um território agroecológico, o material compara a média dos valores dos alimentos produzidos sem agrotóxicos em supermercados, lojas especializadas e feiras ao longo de 2019.
O texto também tem o propósito de contribuir com a discussão para criar, na Ilha de Santa Catarina, uma zona livre de agrotóxico. “Estamos em meio a uma crise civilizatória, acentuada pela pandemia de Covid 19. O meio ambiente e os biomas vêm sendo devastados, a possibilidade de tornar a natureza como sujeito de direitos poderá se fortalecer, uma vez que a sua simples defesa não tem sido suficiente frente ao desespero pelo desenvolvimento”, afirma Marlene Grade, professora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coautora do boletim.
As obras de Franklin Cascaes, escritor, folclorista, historiador e ilustrador florianopolitano, inspiram a escrita e o título do documento. “É este universo mítico e belo, do imaginário local, que trazemos para ilustrar esta edição e, ainda, nos mostrar novas e criativas possibilidades na busca por um outro devir”, ressalta Marlene.
Obras de artistas locais compõem as imagens de fundo:
Primeira página: Eli Heil – Obra: “Estou Voando” ;
Páginas Centrais: Mayer Filho – Obra: “Ave Cósmica”;
Página Final: Vera Sabino: Obra: sem título. Inspirada nas gravuras das bruxas de Cascaes, do Fantástico da Ilha de Santa Catarina.