Conselho Universitário da UFSC aprova nota por adiamento do Enem
O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou no dia 20 de maio, quarta-feira, uma nota em que defende “a suspensão ou o adiamento tanto do calendário de provas quanto das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020”. Durante a sessão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), anunciou que o Enem será adiado por um prazo de 30 a 60 dias em relação às datas dos editais.
A decisão do Conselho Universitário foi tomada durante uma reunião extraordinária realizada por webconferência. A transmissão da reunião aconteceu via YouTube, onde continuará disponível. Apesar de algumas dificuldades técnicas, a primeira sessão do CUn via webconferência durou quatro horas, foi bastante elogiada pelos conselheiros e acompanhada por centenas de pessoas.
A nota pela suspensão do Enem foi elaborada pelo Colégio de Aplicação e submetida ao CUn pelo Centro de Ciências da Educação (CED). O parecer sobre a apresentação da nota foi do conselheiro Walter Quadros Seiffert (CCA). O documento ressalta que a realização do Enem nas datas previstas poderia trazer prejuízos aos estudantes de escolas públicas e jovens com maior vulnerabilidade socioeconômica. Cita que, no Colégio de Aplicação, 15% dos estudantes do Ensino Médio não dispõem de computadores em casa, e muitos dos que possuem precisam compartilhar o equipamento com outras pessoas.
Os estudantes da rede pública, destaca a nota, mais frequentemente trabalham ou são responsáveis por cuidar de irmãos menores ou pessoas idosas. “No que se refere mais especificamente ao Enem, os estudos preparatórios tradicionalmente ocorrem de forma orientada e acompanhada por professores, quase sempre dentro das escolas’, diz o documento.
No parecer, são citados exemplos de outros países que também adiaram ou cancelaram seus exames de conclusão de estudos pré-universitários. E conclui que a suspensão ou adiamento do Enem é a única forma de assegurar isonomia de condições e a segurança sanitária para a realização do evento, que em 2019 envolveu a participação de mais de cinco milhões de jovens estudantes.
Pandemia
A reunião também teve uma parte dedicada a informações sobre a pandemia de Covid-19. O professor Carlos Alberto Justo da Silva, conhecido como Professor Paraná, que é o secretário de Saúde de Florianópolis, apresentou informações sobre a situação da capital. Ele mencionou todas as medidas adotadas pela Prefeitura em relação a orientações sobre a doença, ações mandatórias (decretos), barreiras sanitárias e testagem de casos.
Paraná também apresentou dados sobre a capacidade hospitalar do Estado e do Município e número de internados. Ele revelou preocupação com possíveis efeitos de uma eventual volta dos transportes públicos e das aulas na cadeia de transmissão do vírus.
Em seguida, o professor Oscar Bruna-Romero, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), apresentou dados sobre a Covid-19, com destaque para a interiorização do número de casos em Santa Catarina e seus impactos sobre as cidades que abrigam campi da UFSC. Esclareceu várias dúvidas dos conselheiros, tanto sobre a doença e tratamentos quanto sobre as condições e cuidados necessários numa situação em que se começam a avaliar cenários de retomada de atividades presenciais.
Ao final, os diretores ou representantes de cada Unidade de Ensino da UFSC apresentaram ao Colegiado as ações que têm sido realizadas, os principais desafios e situações que impactariam uma eventual retomada de atividades presenciais.
Assista abaixo aos vídeos completos da sessão do CUn nesta quarta-feira, 20 de maio.
Primeira parte
Segunda parte
Luís Carlos Ferrari / Agecom / UFSC
agecom@contato.ufsc.br