Conselho Universitário da UFSC aprova nota por adiamento do Enem

21/05/2020 10:31

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou no dia 20 de maio, quarta-feira, uma nota em que defende “a suspensão ou o adiamento tanto do calendário de provas  quanto  das inscrições para o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020”. Durante a sessão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), anunciou que o Enem será adiado por um prazo de 30 a 60 dias em relação às datas dos editais.

A decisão do Conselho Universitário foi tomada durante uma reunião extraordinária realizada por webconferência. A transmissão da reunião aconteceu via YouTube, onde continuará disponível. Apesar de algumas dificuldades técnicas, a primeira sessão do CUn via webconferência durou quatro horas, foi bastante elogiada pelos conselheiros e acompanhada por centenas de pessoas.

A nota pela suspensão do Enem foi elaborada pelo Colégio de Aplicação e submetida ao CUn pelo Centro de Ciências da Educação (CED). O parecer sobre a apresentação da nota foi do conselheiro Walter Quadros Seiffert (CCA). O documento ressalta que a realização do Enem nas datas previstas poderia trazer prejuízos aos estudantes de escolas públicas e jovens com maior vulnerabilidade socioeconômica. Cita que, no Colégio de Aplicação, 15% dos estudantes do Ensino Médio não dispõem de computadores em casa, e muitos dos que possuem precisam compartilhar o equipamento com outras pessoas.

Os estudantes da rede pública, destaca a nota, mais frequentemente trabalham ou são responsáveis por cuidar de irmãos menores ou pessoas idosas. “No que se refere mais especificamente ao Enem, os estudos preparatórios tradicionalmente ocorrem de forma orientada e acompanhada por professores, quase sempre dentro das escolas’, diz o documento.

No parecer, são citados exemplos de outros países que também adiaram ou cancelaram seus exames de conclusão de estudos pré-universitários. E conclui que a suspensão ou adiamento do Enem é a única forma de assegurar isonomia de condições e a segurança sanitária para a realização do evento, que em 2019 envolveu a participação de mais de cinco milhões de jovens estudantes.

Pandemia

A reunião também teve uma parte dedicada a informações sobre a pandemia de Covid-19. O professor Carlos Alberto Justo da Silva, conhecido como Professor Paraná, que é o secretário de Saúde de Florianópolis, apresentou informações sobre a situação da capital. Ele mencionou todas as medidas adotadas pela Prefeitura em relação a orientações sobre a doença, ações mandatórias (decretos), barreiras sanitárias e testagem de casos.

Paraná também apresentou dados sobre a capacidade hospitalar do Estado e do Município e número de internados. Ele revelou preocupação com possíveis efeitos de uma eventual volta dos transportes públicos e das aulas na cadeia de transmissão do vírus.

>> Assista aqui ao vídeo com a apresentação do Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis sobre as medidas locais de combate à Covid-19

Em seguida, o professor Oscar Bruna-Romero, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), apresentou dados sobre a Covid-19, com destaque para a interiorização do número de casos em Santa Catarina e seus impactos sobre as cidades que abrigam campi da UFSC. Esclareceu várias dúvidas dos conselheiros, tanto sobre a doença e tratamentos quanto sobre as condições e cuidados necessários numa situação em que se começam a avaliar cenários de retomada de atividades presenciais.

>> Assista aqui ao vídeo com a apresentação do professor Oscar Bruna-Romero ao Conselho Universitário

Ao final, os diretores ou representantes de cada Unidade de Ensino da UFSC apresentaram ao Colegiado as ações que têm sido realizadas, os principais desafios e situações que impactariam uma eventual retomada de atividades presenciais.

Assista abaixo aos vídeos completos da sessão do CUn nesta quarta-feira, 20 de maio.

Primeira parte

Segunda parte

 

Luís Carlos Ferrari / Agecom / UFSC
agecom@contato.ufsc.br

Tags: conselho universitáriocoronavírusCUnEnemUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina