UFSC oferecerá 300 mil vagas em cursos EaD de atualização em Enfermagem com foco na Covid-19

16/04/2020 15:16

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi a vencedora de um edital do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para a oferta de cursos de atualização em Enfermagem com foco em biossegurança e assistência ao paciente crítico no contexto da Covid-19. A Universidade oferecerá três cursos em formato a distância (EaD) para os profissionais, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFSC.

Cada curso terá a carga horária de 40 horas e serão realizados por meio da plataforma EaD – Moodle da UFSC. Os cursos são gratuitos e serão ofertadas 300 mil vagas para os profissionais de Enfermagem, com certificação emitida pelo Cofen e pela UFSC. Haverá ampla divulgação sobre a forma de inscrição nos cursos.

A proposta da UFSC venceu uma chamada pública do Cofen, dada a urgência e necessidade de atualização para enfermeiros, técnicos de Enfermagem e auxiliares de Enfermagem de todo o Brasil, diante da pandemia de Covid-19. A proposta vencedora foi elaborada pelas professoras da UFSC Grace Marcon Dal Sasso (que coordena o projeto), Sayonara Barbosa (vice-coordenadora) e Ana Graziela Alvarez. Além das egressas doutoras Camila Antunes BaccinJaneide Freitas de Mello; a doutoranda Taís Ribeiro Klein; a mestre Clarice da Luz Koerich e o mestrando Charles Teixeira, ambos egressos da UFSC.

A coordenadora do projeto, Grace Marcon Dal Sasso ressalta “o compromisso da UFSC em ofertar cursos de qualidade, que possam fazer a diferença na capacitação destes profissionais para atuarem de forma segura no cuidado crítico das pessoas com a Covid-19. Durante uma situação em que a demanda de doentes críticos ultrapassa a capacidade de atendimento, constitui-se uma situação excepcional que exige ampliação da assistência às vítimas graves. Neste sentido, ressaltamos o nosso comprometimento com a Enfermagem Brasileira e com a sociedade como um todo.”

“Trata-se de um projeto institucional, uma importante parceria”, explica o professor aposentado Gelson Albuquerque, do Departamento de Enfermagem, que também já foi conselheiro do Cofen. “A proposta foi chancelada pela SEaD, com a gestão da Reitoria, e será um grande investimento da UFSC na formação de uma categoria profissional que representa 75% das equipes de saúde no Brasil. A Enfermagem brasileira atualmente possui 2,2 milhões de trabalhadores, a maior força de trabalho da área da saúde”, salienta o ex-assessor institucional do Gabinete da Reitoria.

“É a maior atualização em massa de profissionais da saúde em tão pouco tempo, um movimento enorme de capacitação, específico para este momento de crise provocada pela pandemia da Covid-19”, ressalta.

Segundo o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri Da Silva, a demanda por atualização foi percebida após relatórios das fiscalizações dos Conselhos Regionais, e pelo quantitativo de denúncias recebidas. “Temos mais de 4700 denúncias de profissionais de Enfermagem relatando a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a má qualidade desses equipamentos. Também há muita dificuldade de treinamento para utilizar os EPIs, como colocar e retirar. Outra coisa são especificamente os cuidados nas Unidades de Terapia Intensiva. O Brasil está criando cerca 33 mil novos leitos de UTI, e profissionais estão sendo contratados, que nunca trabalharam nessa área. Por isso, se faz necessária uma atualização para todos em biossegurança, focada no manejo clínico para a Covid-19 e cuidados intensivos em função desse quantitativo”, salienta.

“A iniciativa surge de uma necessidade colocada pelos próprios profissionais de Enfermagem, e é uma ação humanitária que será desenvolvida pelo Cofen e pela UFSC. Temos um grande número de profissionais contaminados, já são quase 5 mil afastados, e 32 que morreram [até esta sexta-feira, 17 de abril, pela manhã]”, ressalta Manoel. “Queremos que os profissionais de Enfermagem de todo o Brasil saibam que eles não estão sozinhos, estamos juntos”.

Os cursos

Será ofertado o curso “Atualização sobre medidas de biossegurança para profissionais de Enfermagem com foco na Covid-19”, cujo objetivo será capacitar profissionais de Enfermagem sobre as medidas de biossegurança que devem ser implementadas no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19.

Também serão disponibilizados um curso de “Atualização para enfermeiros em cuidados intensivos a pacientes críticos com a Covid-19” e de “Atualização para Técnicos de Enfermagem em cuidados intensivos a pacientes críticos com a Covid-19”.

O contrato entre a UFSC e o Cofen será assinado na próxima semana e o primeiro curso provavelmente se iniciará até a primeira quinzena de maio. Os interessados poderão se inscrever no site da UFSC, ou nos sites dos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem do Brasil, além do site do Cofen. Para participar, será necessário estar inscrito no Conselho Regional.

Mayra Cajueiro Warren / Agecom / UFSC
com informações do site do Cofen

Tags: CofencoronavírusenfermagemSEaDUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina