UFSC Araranguá celebra os 140 anos do município com ações de combate ao Coronavírus
O dia 3 de abril marca o aniversário de 140 anos da cidade que acolheu a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2009. Este ano, excepcionalmente, esta data será comemorada seguindo as orientações de isolamento social diante da situação de pandemia gerada pelo Coronavírus.
Esta situação criou novas demandas e prioridades para a populações de todo o mundo, nos diferentes países e culturas. Em Araranguá não é diferente. A UFSC suspendeu as aulas e segue em teletrabalho, para priorizar o cuidado em saúde e o bem coletivo. As redes de saúde, assistência, segurança pública e demais serviços essenciais continuam trabalhando no enfrentamento à pandemia.
Desde o dia 15 de março de 2020, quando a Administração Central decidiu pela suspensão das aulas presenciais em acordo com orientações nacionais, diferentes ações internas e externas têm ocorrido no sentido de contribuir com a população do município e região. Algumas ações são:
Grupo de Trabalho da UFSC Araranguá, de enfrentamento ao Covid-19: criado pela direção de campus, este grupo tem foco nas questões de saúde e relação com entidades externas. Iniciou atuando com a Secretaria de Saúde do Município de Araranguá, por meio de barreiras sanitárias executadas por servidores e estudantes da área de saúde. Posteriormente foram executadas outras ações como boletins epidemiológicos, produção de máscaras para profissionais da rede, entre ouras atividades.
Grupo de Apoio Discente diante do Covid-19: criado pela direção de campus em parceria com Setor de Apoio ao Estudante, docentes e Centros Acadêmicos, este grupo tem trabalhado no sentido de contribuir com diminuição de necessidades socioeconômicas de estudantes do campus Araranguá. O GT tem dialogado com a Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) na tentativa de viabilizar cestas básicas para reforçar o Apoio Emergencial previsto pelo Edital nº 05/2020/Prae. Além disso, tem atuado na arrecadação de doações financeiras de sindicatos e servidores, que estão contribuindo para compra de alimentação, medicações, produtos de higiene e limpeza.
Setor de Apoio ao Estudante: tem atuado nos GTs e produzido espaços de acolhimento e acompanhamento virtual diante de questões socioeconômicas e de saúde mental, além da mediação com a rede de saúde e assistência social da cidade.
Escola de Saúde Coletiva: tem promovido debates on-line, esclarecimentos científicos, além de apoio à aldeia Guarani M’yba Nhu Porá, em Torres (RS), com arrecadação de alimentos e roupas.
Estas ações se referem aos últimos dias e semanas diante da disseminação da doença no território nacional. Sendo a pandemia uma situação de emergência, processual e dinâmica, a cada semana, novas ações surgem de modo que toda comunidade acadêmica está envolvida para contribuir com a sociedade em Araranguá e região.
Texto: Comunicação Institucional/UFSC Araranguá