#QuarentenaArte apresenta o espetáculo ‘Minha pequena Irlanda’

08/04/2020 11:33

O projeto #QuarentenaArte apresenta o espetáculo Minha pequena Irlanda”, uma adaptação do romance Finnegans Wake, de James Joyce, publicado em 1939:

Minha pequena Irlanda é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce, e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle. A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formado pela professora Dirce W. do Amarante, que atua no curso de Artes Cênicas e na pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por alunos de Artes Cênicas da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e alunos da pós-graduação em Estudos da Tradução.

Atrizes Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan no espetáculo Minha Pequena Irlanda. Foto: Dayane Ros

A produção cênica integrou a programação comemorativa do Bloomsday 2019 de Florianópolis, sendo apresentada nos dias 15 e 16 de junho, no teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC).

Ficha técnica:

Espetáculo: Minha pequena Irlanda (Grupo Teatral Os Ciclopatas)

Concepção e adaptação: Dirce Waltrick do Amarante

Tradução de fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake: Dirce Waltrick do Amarante

Tradução das cartas de James Joyce e Nora Barnacle: Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros

Direção: Fabrício Bogas Gastaldi

Co-direção e operação de som e imagem: Dayane Ros

Atrizes: Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan

Vozes: Marina Bento Veshagem e André Zacchi

Iluminação: JV

Cenário e figurino: Dirce Waltrick do Amarante e Fabrício Bogas Gastaldi

Gravação: Bruno Shigeo

Edição: Marina Veshagem

Duração do espetáculo: 60 minutos

Classificação Indicativa: 18 anos

Sobre o Bloomsday:

Em diversas partes do mundo celebra-se o Dia de Bloom, ou Bloomsday, em homenagem ao protagonista do romance Ulisses – obra de James Joyce que revolucionou a prosa de ficção no século XX. Em São Paulo, onde o evento é tradicional, o Dia de Bloom ocorreu pela primeira vez em 1988 e foi organizado pelo poeta Haroldo de Campos e pela professora Munira Mutran, da Universidade de São Paulo (USP). Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday ocorreu em 2002 e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

As atrações da #QuarentanaArte são postadas diariamente na página da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte)no Facebook e no Instagram.

Tags: #QuarentenaArtecoronavírusDACSeCArteteatroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina