Pesquisadores aplicam filmagem técnica para testar máscaras caseiras

22/04/2020 10:04

Foto: Divulgação EMC/UFSC

Pesquisadores do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda), vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contribuem para tornar ainda mais precisas as recomendações sobre as máscaras caseiras formuladas por um grupo do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O trabalho é feito em parceria com o professor do  Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Carlos Rodrigo Zárate-Bladés, um dos responsáveis pelo estudo que resultou no guia para produção das máscaras.

Com nossos sistemas de monitoramento e análise por imagem, conseguimos resultados qualitativos comparativos entre os tipos de máscaras. As técnicas avaliam o que passa pela máscara, via filmagem térmica e filmagem de alta velocidade”, afirma o professor Régis Silva, supervisor do Labsolda.

“Um dos pontos que tratamos com o Carlos foi o fato de que nossas aplicações para as tecnologias de imagem são totalmente distintas da análise de máscaras. Usamos a filmagem técnica para estudar e desenvolver processos e automação da soldagem. Assim, não temos conhecimento sobre normas ou requisitos de testes de máscaras”, pondera Régis. 

A tecnologia de filmagem térmica já tinha sido proposta por pesquisadores do Labsolda para triagem térmica rápida de pessoas com suspeita de infecção por Covid-19. Em março, o grupo emprestou uma câmera termográfica ao Hospital Universitário e treinou seus profissionais. 

Mais informações no site do Departamento de Engenharia Mecânica.

Tags: coronavírusDepartamento de Engenharia MecânicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina