Parcerias possibilitam produção de álcool 70 pela UFSC

08/04/2020 07:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da colaboração de professores, laboratórios e doadores, irá produzir 6.000 mil litros de álcool 70, entre glicerinado e em gel, nas próximas semanas.

A iniciativa é um esforço de professores, técnicos e pesquisadores para evitar a propagação do novo coronavírus e contou com doações de um tipo de polímero  necessário para o álcool em gel (da MCQuímica através da intermediação do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Dioney Neves com Luiza Morikawa, diretora da empresa) e de garrafas de álcool (do departamento de Física). O trabalho contou ainda com a participação de docentes e servidores técnico-administrativos dos departamentos de Química e Física, além do pessoal terceirizado e da Secretaria de Segurança Institucional.

Os contatos começaram a partir da Pró-Reitoria de Pesquisa, que mapeou os locais onde poderiam ser produzidos estes produtos. Entretanto, a falta de produtos no mercado atrasou a produção – as equipes esperavam a doação do polímero, que chegou nesta terça-feira, 7 de abril, à UFSC. O vice-diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Nilton Branco, informa que, como a necessidade de produção de álcool gel irá continuar, interessados em realizar doações podem enviar e-mail para nilton.branco@ufsc.br, tatiane.maranhao@ufsc.br, hellen.stulzer@ufsc.br e bruno.souza@ufsc.br

A professora Angela Machado de Campos, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, explica que etanol 70, concentração com melhor assepsia,  servirá de base para o álcool glicerinado (líquido) e álcool gel. “O gel se consegue pela adição de um polímero, principal diferença entre eles. O polímero mais utilizado para a preparação do gel, que consta da formulação oficinal do Formulário Nacional da Anvisa, está em falta no mercado, sem previsão, o que demandou alguns testes para avaliar outros polímeros”, explica a professora.

O álcool glicerinado será produzido no Laboratório de Sanitizantes, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sob responsabilidade do farmacêutico Nilson Amaro.

O local de produção do álcool gel , explica Angela, vai depender de testes de escalonamento do polímero: “Se for viável será produzido no Sanitizantes, se não for possível vamos fazer no laboratório de Farmacotécnica. (No Laboratório de Farmacotécnica) Ministramos as disciplinas relacionadas à produção de medicamentos, portanto temos disponibilidade de materiais e equipamentos, porém para pequena quantidade”. 

Além de Angela, o grupo que organiza e planeja a produção  é composto por Bianca Pezzini, Hellen Stulzer e Maique Weber Biavatti, do departamento de Ciências Farmacêuticas, e Tatiane  de Andrade Maranhão, do Departamento de Química.

Mais informações pelo e-mail nilton.branco@ufsc.br

 

 

Tags: álcoolcoronavírusCovid-19UFSC