Departamento de Educação Física da UFSC oferece dicas para exercícios físicos em casa

26/03/2020 16:46

Professores do Departamento de Educação Física da UFSC prepararam um material para divulgar informações a respeito da prática adequada de exercícios físicos durante os períodos de quarentena da população. As dicas incluem pessoas com ou sem hábito de atividade física. Inclui exercícios para melhorar a capacidade respiratória, além de conteúdo para idosos e crianças.

Assinam o material os docentes: Rodrigo Sudatti Delevatti, Michele Caroline de Souza Ribas, Cíntia de da Rocha Freitas e Juliano Fernandes da Silva. O acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física Arthur Pereira Ventura contribuiu com a elaboração do documento, e é o modelo das imagens abaixo.

Conheça também o Projeto Inicia UFSC, do Departamento de Educação Física da UFSC, pelo Instagram (@iniciaufsc). Ali você confere algumas ideias de atividades a serem realizadas com as crianças, bem como dicas de outras contas que podem auxiliar pais e responsáveis durante o momento de isolamento social.

Exercícios e a Covid-19

Fazer exercícios físicos com orientação a distância, com recomendações, e especialmente protocolos de treinamento a serem realizados nas suas residências (home-based exercises), é frequente. Muitas destas postagens são feitas por profissionais, com competência, e isso tem contribuído positivamente neste momento de dificuldade.

Porém, a realização de exercício físico sem a supervisão de um profissional de educação física e prescrito sem prévia avaliação do estado fisiológico, psicológico e das necessidades individuais, demanda cautela.

É preciso considerar várias questões, por pessoas que já realizam alguma modalidade de treinamento físico e as pessoas que não realizam.

Já treino.

  • Mantenha contato com o profissional de educação física que o acompanha a fim de propor atividades mais similares possível àquelas que já estavam sendo realizadas;
  • Evite grandes modificações, pois aumentos expressivos de intensidade e/ou quantidade de exercícios podem gerar imunossupressão (queda na imunidade) após a sessão de exercícios, o que é contra-indicado na preparação física para um possível contágio pelo Coronavírus. Apesar desse risco agudo em exercícios extenuantes, manter-se treinado auxilia na imunidade, pois cronicamente a resposta imune a agentes infecciosos e inflamatórios é melhor em pessoas treinadas, em comparação a pessoas não treinadas;
  • Lembre-se de controlar todas as variáveis:
    • Volume: Número de exercícios, séries, duração e frequência semanal;
    • Intensidade: Nível de esforço em que cada exercício será realizado;
    • Densidade: Respeitar intervalo entre os estímulos. Isso é muito importante, especialmente para hipertensos e cardiopatas em geral, pois reduz a chance de aumento gradual e exagerado da pressão arterial ao longo das sessões. Intervalos de um a três minutos entre exercícios e de um a dois dias entre as sessões mais fortes são direcionamentos seguros, especialmente a este público;
  • Pessoas com algumas condições especiais, como hipertensos e diabéticos, poderão ser beneficiados com a realização de exercícios em casa, porém para isso, precisam assegurar estarem com os níveis pressóricos e glicêmicos controlados.

 

Não treino.

O adequado início de um programa de exercícios exige, primeiramente, o conhecimento das condições da pessoa, realizado por meio de anamnese e algumas avaliações. Porém, tendo em vista a inédita situação, mesmo sem uma triagem e classificação de risco completa, algumas atividades físicas podem ser indicadas.

Algumas atividades baseadas em movimentos habituais podem auxiliar a manter as funções físicas e fisiológicas em bom estado, evitando um declínio funcional importante, especialmente em idosos, e ajudar também em aspectos psicossociais, como sono, níveis de ansiedade e sintomas depressivos.

Sempre importante lembrar que a melhor conduta, mesmo nesse momento, é procurar de forma remota, por um profissional de educação física, que lhe conduza no processo de treinamento. Porém, não tendo acesso a esse profissional, indicamos algumas possibilidades:

Aquecimento das articulações:
série(s) de 10 a 15 repetições, intervalo de 30 segundos entre cada uma – repetir esta série de exercícios de 1 a 3 vezes, conforme seu condicionamento. Diabéticos e cardiopatas devem fazer intervalos maiores, entre 1 e 3 minutos. 

  • Balanço de braços – Flexão – Extensão
    com o cotovelo estendido, levar a mão para cima da cabeça e depois descer até ultrapassar o quadril. O movimento pode ser simultâneo ou alternado (realizado com os dois braços ao mesmo tempo ou intercalados);
  • Balanço de pernas ântero-posterior
    série(s) de 10 a 15 repetições, intervalo de 30 segundos entre cada uma – repetir esta série de exercícios de 1 a 3 vezes, conforme seu condicionamento. Diabéticos e cardiopatas devem fazer intervalos maiores, entre 1 e 3 minutos. Um dos pés manterá o apoio no solo enquanto a outra perna fará um movimento pendular para frente e para trás. O joelho permanecerá estendido.

Exercícios de fortalecimento muscular de membros inferiores:
série(s) de 10 a 15 repetições para cada perna, intervalo de 30 segundos entre cada uma – repetir esta série de exercícios de 1 a 3 vezes, conforme seu condicionamento). Diabéticos e cardiopatas devem fazer intervalos maiores, entre 1 e 3 minutos. 

  • Sentar e levantar conforme imagens abaixo:
  • Flexão plantar
    série(s) de 10 a 15 repetições, intervalo de 30 segundos entre cada uma – repetir esta série de exercícios de 1 a 3 vezes, conforme seu condicionamento. Diabéticos e cardiopatas devem fazer intervalos maiores, entre 1 e 3 minutos. Ficar na ponta dos pés e retornar os calcanhares ao solo.

Exercícios de fortalecimento muscular de membros superiores
série(s) de 10 a 15 repetições, intervalo de 30 segundos entre cada uma – repetir esta série de exercícios de 1 a 3 vezes, conforme seu condicionamento. Diabéticos e cardiopatas devem fazer intervalos maiores, entre 1 e 3 minutos. 

  • Empurrar o corpo em um apoio seguro na altura do peito (parede por exemplo);
  • Puxar garrafas (tipo produto de limpeza) com o quadril e joelhos levemente flexionados. As garrafas podem ser preenchidas com água ou areia de acordo com o nível de condicionamento físico do praticante.

Exercícios para capacidade cardiorrespiratória

  • Realizar uma caminhada em casa, mesmo que considerando a distância curta em muitas residências, ou de modo estacionário (marcha) em um ritmo que considere leve ou moderado. Começar com dois a três blocos de dois minutos é uma boa opção, adaptando esse tempo para sua realidade. O exercício deve ser interrompido sempre que sentir-se mais cansado(a) que de costume ou não conseguir falar uma frase sem interrupções;
  • O exercício de marcha pode ser intercalado ou substituído por subir e descer de um degrau/step, caso tenha essa possibilidade em sua residência.

Alongamento

  • Permanecer nas posições ilustradas nas figuras por 30 segundos. Diabéticos e cardiopatas devem fazer intervalos maiores, entre 1 e 3 minutos.

 

Atenção para as dicas:

Segurança

Cuidados com móveis, pisos escorregadios, apoio em sacadas e janelas, vidros, crianças correndo ao seu redor, animais domésticos, entre outros. A cautela é crucial, pois não devemos medir esforços para evitar o uso dos sistemas de saúde em momento de pandemia.

Evite exercícios extenuantes e movimentos diferentes do que está acostumado.

Higiene

Os locais de prática devem ser higienizados antes e após as atividades. Procure usar uma toalha ou outro objeto similar para os exercícios de alongamento no solo. Realize os exercícios em ambientes ventilados.

E as crianças?

Crianças precisam brincar e se divertir. O importante, sempre que possível, é mantê-las ocupadas mediante a realização de atividades lúdicas e estimulantes. Os pais podem alternar entre brincadeiras mais motoras (como minicircuitos com desafios de rolar, rastejar, saltar, equilibrar, arremessar, etc.) com atividades mais cognitivas/motoras (como desenhar, pintar, montar um quebra cabeça, ler ou escutar uma história, encenar um teatro, etc.).

Não se esqueça das precauções com segurança, para evitar possíveis acidentes e lesões.

Evite deixar as crianças em tarefas sedentárias por muito tempo (ver televisão, utilizar computador, notebook e videogames) e tente tornar a rotina de seus filhos dinâmica, envolvendo-os em atividades físicas e brincadeiras.

Esse momento de quarentena pode ser uma oportunidade de se aproximar ainda mais dos seus filhos e ensinar algumas brincadeiras que você gostava de fazer em casa quando era criança. Ou até mesmo tornar as tarefas diárias mais divertidas, como, por exemplo, cozinhar e arrumar a casa.

Tags: coronavírusCovid-19Departamento de Educação FísicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina