Dicas de compras de alimentos em época de Covid-19

24/03/2020 07:00

Uma cartilha para a compra de alimentos em época de Covid-19 foi divulgada pela Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN), grupo de pesquisa do departamento de Nutrição da UFSC. São dicas de como planejar e armazenar um estoque de alimentos para uma nutrição saudável. Confira as dicas preparadas pelas alunas Luiza Pigozzi e Beatriz Vitorino (bolsistas do Pró-Bolsas), com orientação das professoras do curso de Nutrição Claudia Soar e Cristine Garcia Gabriel:

* Não é necessário estocar grandes quantidades de comida. Comprar demais gera desperdício, falta de alimentos e aumento de preços (limitando o acesso dos mais pobres à comida). Não estocar é uma forma de defender os mais vulneráveis.

* Planeje uma lista semanal. Isso evita um estoque excessivo e otimiza o armazenamento dos alimentos.  A compra desnecessária e injustificada só contribui com a escassez das prateleiras.

* Nenhum alimento específico tem o poder de proteger contra o contágio, mas uma boa alimentação contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

* Variedade, diversidade e equilíbrio: a alimentação saudável é colorida e inclui legumes, verduras da época (sempre bem lavados).

* Lembre-se de manter a hidratação: tome bastante água.

* Caso não esteja em grupos de risco, ofereça-se para fazer as compras de quem você conhece que esteja. Seja solidário.

* Adote as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e proteja a saúde de todos.

Quais alimentos adquirir e como armazená-los?

Escolha de três a cinco tipos de frutas e verduras por semana.

* Prefira as frutas da estação: Laranja, banana, limão, goiaba, manga, uva, pêra, mamão e maçã. Laranjas, bananas e limão podem ficar fora da geladeira. Para as demais, a recomendação é armazenar na geladeira em recipiente plástico ou sacola higienizada.

* Vegetais de maior duração: Abóbora, batatas (inglesa, doce), mandioca e cebola. Conservar fora da geladeira, em lugar seco e arejada, sem exposição solar.

* As demais verduras podem ser acondicionadas na geladeira por não mais que sete a dez dias, dependendo do grau de maturidade.

Confira também as medidas de proteção para ida ao mercado.

Tags: coronavírusCovid-19nutriçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina