UFSC na mídia: ferramenta permite mapeamento da linha de costa de regiões litorâneas

Exemplo da aplicação do Cassie nas margens da Baía da Babitonga, no município de Joinville – Imagem: Google Earth Engine
Um grupo de pesquisadores brasileiros está desenvolvendo uma ferramenta para mapeamento e análise de variação da linha de costa, um indicador amplamente utilizado em zonas costeiras que possibilita o planejamento adequado face à ocupação do litoral. Denominado Cassie (Coastal Analysis via Satellite Imagery Engine), o aplicativo é resultado do projeto Baysqueeze, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que conta com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A iniciativa foi notícia no site do CNPQ.
O software tem código aberto, acesso livre e permite o mapeamento automático da posição da linha de costa (limite entre o mar e a terra) e sua análise para qualquer região do planeta. Assim, o Cassie oferece a possibilidade do desenvolvimento de estudos que visem a uma análise histórica da tendência evolutiva da linha de costa em qualquer região do litoral brasileiro.
> Clique aqui para ler o texto na íntegra
Eventos UFSC














































Arquivo de notícias
Contatos
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC. Para solicitar uma divulgação, acesse o site.
Para falar com qualquer setor da UFSC, utilize o Catálogo Telefônico.
Sugestões, elogios ou reclamações devem ser encaminhados para a Ouvidoria da UFSC.