Professor da UFSC recebe prêmio de entidade internacional de energia solar

08/11/2019 18:04

O professor Ricardo Rüther, do Departamento de Engenharia Civil, do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, no dia 6 de novembro, o “Prêmio Conquista por Ação – Em memória de Christopher A. Weeks”, concedido pela International Solar Energy Society (ISES). A premiação ocorreu durante o ISES Solar World Congress 2019, em Santiago, no Chile.

O prêmio homenageia protagonistas de importantes contribuições para o aproveitamento da energia solar para uso prático ou para um novo conceito, desenvolvimento ou produto na área de energia solar. A premiação ocorre desde 1983 e inclui um certificado e um prêmio em dinheiro derivado de fundos doados pela senhora Marta Weeks, uma apoiadora de longa data do ISES e membro Platinum. A distinção é entregue a cada dois anos e anteriormente pesquisadores da Suíça, Alemanha e Estados Unidos haviam sido condecorados.

Coordenador do laboratório Fotovoltaica da UFSC, Ricardo Rüther é engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS, Ph.D. em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela University of Western Australia, pós-doutorado em sistemas solares fotovoltaicos no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha e pós-doutorado em sistemas solares fotovoltaicos integrados a edifícios da Universidade da Austrália Ocidental. Atualmente é coordenador da Associação Brasileira de Normas Técnicas EC82-1ABNT (Comissão de Sistemas de Conversão de Estudo de Energia Solar Fotovoltaica).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação de Amparo da Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) e da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc)

Tags: CTCDepartamento de Engenharia CivilISES Solar World Congress 2019premiaçãoUFSC