Alunos e professores da UFSC participam na Colômbia de competição de casas solares

20/11/2019 14:49

Os estudantes do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC Gabriela Peglow Harthmann, Lucas Fernandes de Oliveira, Luís Henrique Pavan e Rodrigo Cruz Moraes – da Arquitetura e Urbanismo – e Lorrany da Silva Mendes – da Engenharia de Produção Civil – estão em Cali, na Colômbia, fazendo parte do Team Minga para a competição acadêmica de casas solares Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019.

O Team Minga é constituído pela Pontifícia Universidad Javeriana (Colômbia), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na coordenação geral, o professor colombiano Iván Osuna e na coordenação da equipe brasileira, os professores José Ripper Kós (Arquitetura e Urbanismo), Saulo Güths (Engenharia Mecânica), Maria Andrea Triana e Ana Lígia Papst de Abreu (IFSC). Alunos e professores participaram de diversas atividades relacionada ao projeto da casa e a viagem dos estudantes brasileiros foi possível graças ao apoio da Pontifícia, do CTC, do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O Solar Decathlon é uma competição acadêmica criada pelo Departamento de Energia Norte Americano em 2002, para incentivar as universidades a investirem em pesquisas na área de energia solar para residências. Cerca de 20 equipes de universidades de todo o mundo são selecionadas para projetar, construir, enviar para o local da competição e operar as casas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras cuja única fonte de energia é o sol. A competição é dividida em 10 provas e as casas são abertas à visitação do público. Os primeiros estudantes brasileiros chegaram no dia 12 de novembro e a montagem das casas na Vila Solar teve início no dia 18 e o período de realização das provas da competição será de 2 a 13 de dezembro de 2019.

Tags: CTCTeam MingaUFSC