UFSC Joinville e Procuradoria Federal promovem curso sobre segurança jurídica da gestão de projetos de inovação

09/09/2019 10:24

A segunda edição do curso “Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação na Administração Universitária” foi realizada no Ágora Tech Park em Joinville, no dia 4 de setembro. O curso foi ministrado pelo Procurador-Federal da Procuradoria Federal junto à UFSC, Juliano Scherner Rossi, a convite da diretora do campus da UFSC de Joinville, Catia Regina Silva de Carvalho Pinto.

Procurador-Federal Juliano Rossi.

O público foi composto por advogados, professores universitários, pesquisadores, coordenadores de projetos de pesquisa, estudantes e técnicos que atuam na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisoeciesc) e Ágora Tech Park.

Em sua apresentação, Juliano Rossi tratou sobre o  marco regulatório em ciência, tecnologia e inovação e a contextualização do decreto nº 9.283/18. Nessa perspectiva, foram abordadas as temáticas das alianças estratégicas para projetos de cooperação, transferência de tecnologia, política de inovação e internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação. Rossi tratou ainda sobre o estímulo à inovação nas empresas, no que tange à subvenção econômica, o bônus tecnológico e a encomenda tecnológica. Por fim, o procurador federal dissertou sobre os aspectos legais da gestão de projetos em instituições públicas, com ênfase no planejamento, transparência, gestão por resultados, na eficiência e simplificação de procedimentos.

Este curso é parte integrante do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina (PFUFSC). A capacitação foi promovida pela PFUFSC em parceria com a Escola de Gestores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC (PRODEGESP/UFSC), a Escola da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina (EAGU/SC) e o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC (PPGAU/UFSC).  O curso teve o apoio da Secretaria de Inovação da UFSC (SINOVA/UFSC), da Associação Brasileira de Integridade e Conformidade (ABIC) e do Grupo de Pesquisa “Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento” do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC  (E-GOV/UFSC).

Tags: inovaçãoProcuradoria Federal junto à UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina