Departamento de Química comemora 50 anos com homenagens a pesquisadores

19/08/2019 18:10

Às vésperas da celebração da primeira década da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Departamento de Química (QMC) era fundado. O ano era 1969 e o Departamento era uma subunidade do Centro de Estudos Básicos, voltado à formação de professores. Meio século depois, o Departamento é hoje um espaço de reconhecida excelência acadêmica formador de mais de mil graduados (entre bacharéis, bacharéis tecnológicos e licenciados em Química) e mais de mil pós-graduados, sendo cerca de 600 mestres e 400 doutores.

A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, no auditório Faruk Nome, no Departamento de Química. O evento contou com a presença do reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar; dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão, Assuntos Estudantis, Administração e Gestão de Pessoas, Sebastião Soares, Cristiane Derani, Rogério Cid Bastos, Pedro Manique, Jair Napoleão Filho e Carla Cristina Búrigo; representante da Pró-reitoria de Graduação, Tereza Rozone; presidente do Conselho Regional de Química, Nivaldo Kuhnen; diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM), Lício Bezerra; da coordenadora do curso de graduação em Química, Iolanda Vieira; além do chefe do Departamento de Química, Valdir Correia. Na ocasião ainda foram realizadas as aberturas da VIII Semana do Programa de Pós-graduação em Química e a XIII Semana do Curso de de Química e da concessão de título de professor Emérito aos professores Ademir Neves, Adilson José Curtius (in memorian), Bernhard Welz (in memorian), Eduardo Humeres, Faruk Nome (in memorian) e Rosendo Yunes.

Percurso de excelência

“Lembro que foi uma entrevista concedida pelo Reitor à revista Veja. Quando foi perguntado quais os cursos com conceitos 7 atribuídos pela CAPES na UFSC, o primeiro programa de pós-graduação citado pelo reitor foi o de Química. E quando perguntei ao professor Ubaldo porque respondeu primeiro nosso curso de pós-graduação, ele disse: ‘este eu tinha certeza que era um curso 7 da CAPES’.”. A nota máxima ao programa de pós-graduação foi uma das passagens de destaque do percurso do Departamento de Química ressaltados por seu atual chefe, Valdir da Rosa Correia.

Valdir ainda destacou a célere qualificação dos professores do departamento que em 1977 possuía dois doutores e, uma década depois, era o primeiro Departamento de ensino da UFSC a ter todo o seu quadro docente com doutorado. Valdir ressaltou que a qualificação refletiu rapidamente na qualidade dos cursos e pesquisas, com aumento significativo de publicações em periódicos de impacto internacional. O resultado da dedicação de estuantes, técnicos-administrativos em Educação e docentes estão expressos no alcance aos conceitos máximos na pós-graduação em Química da UFSC, motivo de orgulho à toda a comunidade universitária.

E foi com destaque a este orgulho que portam todos os que contribuem com esta história de excelência reconhecida que o chefe do Departamento de Química encerrou seus agradecimentos: “A excelência e o sucesso alcançados nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Química são o fruto do trabalho e da dedicação de estudantes, docentes e servidores, que não mediram esforços para obter este reconhecimento. Todas as pessoas que fizeram e fazem parte desse processo orgulham-se por esta conquista e comemoram com alegria estes 50 anos de existência. Em nome dos docentes do Departamento de Química, dos TAEs e dos estudantes o nosso muito obrigado.”.

Gabriel Martins/Agecom/UFSC

Tags: 50 anos Departamento de QuímicaCentro de Ciências Físicas e Matemática (CFM)Departamento de QuímicaUFSC