Faruk Nome: homenagem da UFSC ao seu exemplo de professor, pesquisador e cientista

19/06/2019 14:29

Faruk Nome

Faruk Nome por 41 anos atuou no Departamento de Química da UFSC. E a partir deste 18 de junho de 2019, o inesquecível professor terá seu nome gravado em importante espaço do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM). “A homenagem pode parecer pequena para alguém que foi um dos maiores cientistas brasileiros”, mas, complementa Ubaldo Cesar Balthazar, “é muito simbólica para a instituição”. Para o reitor, “Faruk é o exemplo pronto de professor, pesquisador e cientista”, e seu trabalho elevou o curso ao conceito máximo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Química é um dos três cursos da UFSC com a nota 7.

No auditório que recebeu o nome do pai, os filhos de Faruk, René e Marcelo, compartilharam a homenagem e o descerramento de duas placas – dispostas na entrada e no interior do espaço -, com o reitor, pró-reitores, ex-reitores, diretores de centros, chefes de departamentos, alunos de graduação e de pós, técnicos, professores e amigos.

O pesquisador Faruk faleceu em 24 de setembro de 2018, dias após a sua aposentadoria. A notícia consternou a comunidade universitária. Cinco dias antes, recebeu a maior honraria científica do poder executivo do Brasil: a promoção a Grão-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da qual fazem parte personalidades brasileiras e estrangeiras com reconhecida contribuição científica e técnica para o desenvolvimento da ciência no país.

Frank Herbert Quina, professor da USP, participou da homenagem ao professor Faruk Nome

Antes da homenagem desta terça-feira, o professor de Química Fundamental da Universidade de São Paulo (USP), Frank Herbert Quina, abordou na palestra “linhas paralelas que se convergiram” a influência que o pesquisador e o amigo teve em seu pensamento. “Faruk, em muitos sentidos foi um gigante da química brasileira” e “deixa um importante legado”, afirmou. Em momentos que mesclaram nostalgia e conhecimento, recordou-se de um em especial, quando o conheceu em evento da Sociedade Brasileira Bioquímica, em maio de 1978, em Caxambu (Minas Gerais).

O chefe do Departamento de Química e organizador da homenagem, Valdir Rosa Correia contou, muitas vezes emocionado, um pouco dessa trajetória tão relevante ao Departamento de Química, à UFSC e à Academia. Relatou as muitas contribuições do professor Faruk para o desenvolvimento da ciência no Brasil, ao ensino de graduação e da pós-graduação e na formação de recursos humanos.

Descerramento da placa no Auditório de Química da UFSC

Faruk Jose Nome Aguilera, pai de quatro filhos – Faruk, Carlos, René e Marcelo -, nasceu em 29 de maio de 1947, na cidade de Linhares (Chile). Em 21 de junho de 1977 foi contratado como professor visitante e, em seguida, titular no Departamento de Química da UFSC, onde permaneceu até a data de sua aposentadoria, em 19 de setembro de 2018. Graduado em Bioquímica pela Facultad de Quimica e Farmacia da Universidad de Chile, em 1971, Faruk concluiu seu doutorado em Química pela Texas A&M University, nos Estados Unidos, em 1976. Pós-doutorado na mesma instituição, em 1977, e no Clarkson College of Technology, em 1984.

O professor coordenou os cursos de pós-graduação em Físico-Química e Química da UFSC e vários projetos com financiamento de CNPq, Capes, Finep, PADCT, Pronex e o INCT Catálise. Formou 56 mestres, 36 doutores e 13 pós-doutorados. Também participou da administração universitária: coordenador de Pesquisa do CFM, membro dos colegiados do Centro e do Conselho Universitário, chefe do Departamento de Química, presidente da Câmara de Ensino de Graduação e pró-reitor de Ensino de Graduação. Foi ainda membro da Diretoria do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad) e coordenador e vice do Forgrad na Região Sul do Brasil. Foi sócio da Sociedade Brasileira de Química e fundador do evento Regional da SBQ Sul.

O docente recebeu inúmeros prêmios e honrarias, dentre eles: Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018 na classe Grã-Cruz e, em 2002, na de Comendador. Em 2009, membro da Third World Academy of Science (TWAS). Em 2003, membro do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Funcitec). Em 2002, Mérito Universitário (UFSC). Em 2001, membro da Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, Medalha Capes 50 Anos. Em 2000, homenagem pela contribuição ao desenvolvimento da Tecnologia Química em Santa Catarina (XIII CRQ). Em 1977, prêmio de melhor aluno de pós-graduação da Texas A&M University nível de Doutorado, Graduate College and Association of Former Students.

Para o Departamento de Química, “o professor Faruk deixa um grande legado, além do grande cientista, a sua qualidade humana era inquestionável, homem de caráter, honesto, integro e humilde, cheio de sabedoria, de hábitos austero e probo, rigoroso no cumprimento dos deveres e das responsabilidades assumidas, leal com os amigos e colegas. Sua paciência e sensibilidade de entender o próximo sempre foi sua característica notável”.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Fotos: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC