UFSC suspende programas de mobilidade internacional após contingenciamento financeiro

11/06/2019 10:45

A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC), emitiu comunicado nesta terça-feira, 11 de junho, com a informação de suspensão dos seguintes programas de mobilidade acadêmica internacional: Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e os Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tanto na modalidade Outgoing quanto Incoming. A suspensão se deve em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal, e será por tempo indeterminado.

Também estão suspensas as viagens dos representantes de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos. A Sinter informa, ainda, que, em face do exposto, não serão lançados editais para seleção de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos para 2020 pelos referidos programas. Dessa forma, orienta aos professores que não assinem cartas-convite, formulários de inscrição, contratos de estudos ou qualquer outro documento que envolvam atividades relacionadas aos Programas para 2019.2 e posterior.

Em caso de dúvidas, a Sinter solicita que seja consultada antes de qualquer ação. A medida é preventiva e segue a recomendação da Administração Central. Tão logo a situação econômica se normalize, todos os Programas serão retomados e os envolvidos serão comunicados.

A SINTER esclarece que os intercâmbios a serem realizados por meio de acordos bilaterais (Programa Outgoing) não serão afetados pelo bloqueio financeiro do Governo Federal pois não são financiados com recursos da UFSC.

Mais informações na página da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

Leia aqui a nota na íntegra.

Assista aqui à reportagem do Jornal do Almoço divulgada na quarta-feira, dia 12 de junho, sobre a suspensão dos programas de mobilidade acadêmica.

Última atualização às 15:51 do dia 12 de junho de 2019.

Tags: AUGMbolsasBracolBRAMEXcomunicadosinterUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina