HU UFSC: encontros-relâmpagos discutem prioridades na maternidade

02/01/2019 11:07

Quem passa pela maternidade do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) em determinados horários encontra uma inusitada reunião na ala central. O encontro, aparentemente uma conversa espontânea, faz parte da organização dos trabalhos de profissionais do Alojamento Conjunto, da Neonatologia, do Centro Obstétrico, da Ginecologia e do Centro de Aleitamento Materno (Ciam).

Trata-se de uma estratégia própria do projeto Apice On, que é continuação da política nacional da Rede Cegonha, visando aprimoramento e inovação do cuidado em obstetrícia e neonatologia nas maternidades de ensino.

É tecnicamente conhecida como huddle (literalmente, amontoado) e tem o objetivo de estabelecer as prioridades de cada serviço daquelas unidades. São reuniões realizadas em pé, de cerca de 15 minutos, sem muita conversa e bem objetivas.

Neste encontro, cada um relata o que é prioritário em suas atividades. Até agora, estão sendo reunidos os profissionais da Enfermagem, mas a intenção é ampliar para todas as categorias, já que a metodologia prevê atividades de caráter multiprofissionais.

A supervisora de enfermagem da maternidade do HU, Adenairdes Cabral de Sena, a Dina, explicou que todas estas prioridades estão explicadas nos processos normais do trabalho, mas são relatadas nestes huddles como uma forma de reforço e organização das atividades, nos encontros que acontecem nas passagens de plantão.

Sinval Paulino / Jornalista do HU / UFSC