Espetáculo desenvolvido no curso de Artes Cênicas da UFSC integra mostra em São Paulo
O trabalho Insânia loquaz, de Ricardo Koscialkowski Tetzner, irá representar a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na mostra “a_ponte: Cena do Teatro Universitário”, do Itaú Cultural, em São Paulo. A apresentação será no dia 30 de janeiro, no Teatro Itaú Cultural na Avenida Paulista.
Dentre as 230 propostas somente 14 foram selecionadas e além da apresentação, Ricardo participa de uma programação intensa de 12 dias que incluem palestras, mesas redondas, encontros e as apresentações.
O espetáculo Insânia loquaz é fruto do trabalho de conclusão da matéria Encenação IV, com o orientador Fábio Salvatti, no curso de Artes Cênicas da UFSC.
O festival
De 24 de janeiro a 4 de fevereiro, o Itaú Cultural apresenta uma programação especial de espetáculos realizados por estudantes de todo o país. Por meio da convocatória “a_ponte: cena do teatro universitário”, grupos vinculados a instituições de ensino de nível superior, escolas técnicas de nível médio ou escolas independentes de teatro foram selecionados no segundo semestre de 2018 para compor uma mostra na programação do instituto em 2019.
Além da seleção das 14 peças, a_ponte convida os grupos Coato (BA) e Nós do Morro (RJ) para a abertura e o encerramento dos 12 dias de evento com os espetáculos Eu É Outro: Ensaio sobre Fronteiras e Encontros 32 anos depois, respectivamente.
Como complemento formativo à programação, encontros entre os grupos e mesas debatem temas como festivais universitários – uma expansão da sala de aula – e as relações entre os processos de formação e os territórios em que estes se inserem. Já a Oficina Apontamentos sobre a Cena, comandada por Beth Néspoli e Kil Abreu, alinha as artes cênicas com a produção de textos e pretende trazer aportes teóricos que possam ser úteis à abordagem crítica da cena.
As mesas de debate e os espetáculos contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Mais informações no site do evento.