UFSC Explica: República como forma de governo

14/11/2018 19:15

República como forma de governo” é o tema da segunda edição da série “UFSC Explica”. Foram convidados três professores da universidade para abordar o assunto a partir de suas diferentes áreas de conhecimento: Adriano Luiz Duarte, do departamento de História; Aylton Barbieri Durão, do departamento de Filosofia; e Tiago Bahia Losso, do departamento de Sociologia e Ciência Política. Confira o vídeo aqui.

A república é um regime político que amplia a participação popular? Quais são os elementos da monarquia, da aristocracia e da democracia na república brasileira? Quando e onde a república como categoria política foi formulada pela primeira vez? Qual a relação entre interesse público e interesse privado em um regime republicano? Essas são algumas das perguntas que os pesquisadores da universidade respondem no vídeo.

UFSC Explica

A série UFSC Explica tem por objetivo apresentar perspectivas acadêmicas, com a participação de pesquisadores da Universidade, sobre temas relevantes e em evidência na atualidade. O assunto da primeira edição em vídeo da série foi “Liberdade de Cátedra“, que está disponível aqui. Os vídeos da série foram desenvolvidos a partir de entrevistas com três pesquisadores da UFSC, cujas entrevistas completas estão disponíveis aqui.

Tags: democraciaforma de governoregime republicanoRepúblicaUFSCUFSC Explica