Primeiros colocados na 3ª Maratona de Cálculo da UFSC Joinville representarão a Universidade na etapa regional

06/11/2018 12:47

Os campeões Adolfo Steiner da Silva e Cauê Val Arruda, e Alison Takano, diretor comercial do Grupo Perini Business Park, uma das empresas patrocinadoras do evento.

A terceira edição da Maratona de Cálculo do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi realizada entre os dias 29 e 30 de outubro, como parte da programação da 17ª Semana de Pesquisa e Extensão (SEPEX).  O evento contou com a participação de mais de 100 graduandos dos cursos do Departamento de Engenharias da Mobilidade.

A maratona consiste em uma competição em duplas, que devem resolver questões de derivadas de funções de uma variável. Este assunto é parte da ementa da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral e integra a grade curricular de todos os cursos de engenharia do campus Joinville.

O evento foi inspirado no Rei da Derivada, realizado na Universidade de Brasília (Unb), e tem como objetivo principal incentivar o estudo do cálculo, visando a reduzir a evasão e os elevados índices de reprovação nas disciplinas iniciais dos cursos. O projeto de extensão Maratona de Cálculo conta com o apoio da pró-reitoria de extensão da UFSC (Proex) e de patrocinadores externos.

Os vencedores da terceira edição da Maratona de Cálculo, Adolfo Steiner da Silva e Cauê Val Arruda, do curso de Engenharia Mecatrônica, representarão a UFSC na etapa regional da competição, junto aos vice-campeões Filipi Teixeira Kunz e Lillian Rodrigues.

Mais informações do evento podem ser consultadas no aqui.

Com informações e foto de Leonardo Moreto Elias, coordenador do projeto de extensão Maratona de Cálculo