Estudante e professora da UFSC têm trabalho premiado em congresso sobre EaD

11/10/2018 10:09

O trabalho da mestre Fabiana Lopes Ribeiro e da professora Daniela Karine Ramos, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi vencedor do prêmio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância, na categoria de Investigação Científica. A premiação do trabalho intitulado Formação continuada a distância e atuação profissional dos egressos: Um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares ocorreu no 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED).

O Prêmio ABED de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância visa incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras e de pesquisa em educação aberta, flexível e a distância no Brasil, identificando e valorizando práticas bem sucedidas e de qualidade que possam servir como referência para outros profissionais ou instituições.

Sobre o trabalho

A pesquisa visa identificar quais as contribuições dos cursos de Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos. Os cursos são ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) e foram realizados na modalidade a distância, em parceria com 14 Instituições Federais de Ensino (IFES). A análise dos indicativos sobre as mudanças nas práticas profissionais busca reforçar a importância das políticas de formação no âmbito da educação e pautar a reflexão sobre as contribuições possíveis de uma formação continuada a distância.

Para tanto, foi feita uma revisão sistemática de literatura, com foco nas pesquisas realizadas pela perspectiva de egressos da educação a distância. Em seguida, foi realizado um survey, contando com 1.113 respondentes. A principal contribuição das formações a distância identificada pela pesquisa foi a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, quase unanimemente mencionada, seguida pela sensibilização e motivação sobre a importância dos Conselhos Escolares e da gestão democrática da educação. Tais questões levaram a concluir a importância do PNFCE e dos cursos de FCCE para a promoção de processos que gerem modificações nas realidades em que seus egressos estavam inseridos, com vistas à melhoria da qualidade da educação.

Sobre o Congresso

A 24ª edição do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância ocorreu entre os dias 3 e 7 de outubro, aqui em Florianópolis. A Associação Brasileira de Educação a Distância é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, foi criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.

O trabalho pode ser lido neste link.

Mais informações no site.