DIVULGA UFSC – 17/10/2018 – Edição 1152 – Especial 17ª Sepex

17/10/2018 12:59

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 17/10/2018 – Edição 1152

17ª Sepex: UFSC convida a comunidade para maior mostra científica do estado’

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, entre os dias 18 a 20 de outubro de 2018, a maior mostra científica do estado: a 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT/MCTIC). A programação dos três dias é variada. Apresentações artísticas e culturais, minicursos, palestras, debates e visitação a 111 estandes, agrupados por área de conhecimento – Comunicação, Cultura, Educação, Tecnologia, Ambiente, Trabalho, Direito, Saúde, entre outros. Confira a programação AQUI. Continue a leitura»».

17ª Sepex: programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos campi da UFSC

Neste ano, as ações da 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (17ª Sepex) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) se desenvolverão nos cinco campi da UFSC – Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville -, na praça XV de Novembro e no trapiche da Beira-Mar Norte. As atividades, que incluem minicursos, palestras e estandes, são gratuitas. Continue a leitura>>.

17ª Sepex: inscrições para os minicursos

Durante a Sepex serão ofertados 185 minicursos que serão realizados em diversos locais: salas de aula, auditórios, salas de grupos ou núcleos de pesquisa, conforme a especificidade de cada atividade. Com isso, o ensino, a pesquisa e a extensão da UFSC se espalham pelo campus, em uma infinidade de alternativas. As inscrições seguem até o dia 17 de outubro através do site http://sg.sepex.ufsc.br.

Palestra de abertura destaca pesquisa e inovação para a educação do futuro

A palestra de abertura da SNCT e da Sepex abordará o tema ‘Pesquisa e inovação responsáveis para a educação do futuro’, com a professora Alexandra Okada (The Open University – Reino Unido). O evento será realizado dia 18 de outubro, às 9 horas, no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos. Confira as palestras programadas para os dias 18 e 19 de outubro.

17ª Sepex: dentre os serviços, uma sala de apoio à amamentação

A Sala de Apoio à Amamentação (SAAM) será uma das atividades da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) na 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Durante o evento, haverá um local destinado à amamentação e/ou extração de leite materno e as mães, caso necessitem, serão orientadas por profissionais de saúde. A Sala de Apoio à Amamentação, que também contará com um fraudário, atenderá no térreo da Reitoria I, próximo à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Continue a leitura>>.

17ª Sepex conta com atividades de coletivos de intervenção social

A 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), contará com atividades de coletivos de intervenção social. Para participar do I Seminário de Utopias em Ação no Sul (Sultopias) é necessária inscrição prévia. Também será realizada a segunda edição do evento ‘Floripa, Cidade Utópica’, mostra de coletivos de transformação social, dia 20 de outubro, no Centro de Eventos. Continue a leitura>>.

17ª Sepex: palestras do projeto ‘Caminhos da Inovação na UFSC’ dia 18

A Secretaria de Inovação (Sinova) da UFSC realiza no dia 18 de outubro (quinta-feira), das 14h às 18h, no auditório da Engenharia Mecânica (EMC/CTC), a segunda edição do Projeto ‘Caminhos da inovação na UFSC’, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As inscrições podem ser feitas neste link. Com o tema ‘UFSC – ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)’, as palestras irão abordar a participação de profissionais e empreendedores ligados às duas instituições. Continue a leitura»».

Seminário ‘Mulheres na Ciência’ será realizado na UFSC no dia 19 de outubro

O III Ciclo de Seminário ‘Mulheres na Ciência-SC’ será realizado no dia 19 de outubro, às 18h, no Auditório da Reitoria da UFSC. A palestra será ministrada por Marina Hirota e se intitula ‘Impressões de uma mulher nas ciências em que mulheres são raras’. Inscrições: acesse o formulário. Mais informações pelo e-mail mulheresnacienciasc@gmail.com.

Minicurso Caminhando com a Dor

O minicurso Caminhando com a Dor será oferecido na 17ª SEPEX, dia 18/10, das 14 às 18 horas. Será abordado de forma acessível ao público leigo, como e por que nós sentimos dor; causas e tratamentos da artrite reumatoide, osteoartrite e fibromialgia. O minicurso é oferecido pelo Laboratório de Neurobiologia da Nocicepção, do Departamento de Farmacologia da UFSC. As inscrições podem ser feitas através do site http://sg.sepex.ufsc.br/. Informações: (48) 3721-2479.

Discutindo Física Nuclear na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No dia 18 de outubro, das 15h10h às 17h20, na Sala EFI-401, o Projeto Parque Viva a Ciência realiza dois seminários introdutórios: discutindo Radiação Ionizante; Física Nuclear no Nosso Cotidiano e na Vida e Morte Estelar. Os temas serão abordados através de vídeos transmitidos durante a SNCT, seguido de debates. Informações: karina.buss@gmail.com.

17ª Sepex: Rádio Ponto realiza cobertura completa e ao vivo

A 17ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), com o tema geral ‘Ciência para a Redução das Desigualdades’, começa nesta quinta-feira, dia 18 de outubro. No campus central, no bairro Trindade, em Florianópolis, o evento tem cobertura completa e ao vivo pela Rádio Ponto UFSC. Continue a leitura >>>.

Sala de imprensa

A cobertura institucional do evento será realizada pela Agência de Comunicação (Agecom) e pela TV UFSC. Os órgãos oficiais de imprensa desenvolverão suas atividades in loco, fornecendo as informações em tempo real à comunidade interna e externa. Também haverá na sede da Agência, localizada atrás do Centro de Cultura e Eventos, uma sala de imprensa para atendimento ao público e entrevistas.

Mesa Redonda do NETI na SEPEX

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/UFSC) participa na Sepex com a mesa redonda ‘Tempo de Viver e Aprender’. O evento será no dia 18/10, às 14 horas, no Auditório da Reitoria, com o objetivo de discutir a redução das desigualdades por meio da educação de adultos e idosos. Informações: http://neti.ufsc.br/ ou heloisa.sierdsma@externos.ufsc.br.

Programação de Arte e Cultura

Todos os anos, a Sepex é palco de apresentações artístico-culturais, programadas no período da manhã, tarde e no começo da noite. Confira aqui a programação da 17ª edição.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina