17ª Sepex: dentre os serviços, uma sala de apoio à amamentação

15/10/2018 16:39

A Sala de Apoio à Amamentação (SAAM), uma iniciativa da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), será destaque na 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), a ser realizada de 18 a 20 de outubro de 2018 na UFSC. Nesses dias, o local será destinado à amamentação e/ou extração de leite materno e as mães, caso necessitem, serão orientadas pela enfermeira Bianca e pela técnica de Enfermagem Josiane.

Na Sepex, a Sala de Apoio à Amamentação atenderá no térreo da Reitoria I, próximo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). “Contaremos com uma estrutura provisória, ofertando poltrona e um local privativo, além de orientações acerca da manutenção do aleitamento materno em situações que exigem a separação física entre nutriz e bebê”, acrescenta Bianca.

A SAAM oferecerá nesta quinta-feira, 18 de outubro, o minicurso “Promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno: como apoiar nutrizes no retorno ao trabalho/estudo?”, das 14h às 18h, no Auditório do Bloco E, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Vagas: 20.

Passado a Sepex, a Sala de Apoio à Amamentação terá um espaço fixo na UFSC com “estrutura adequada para acolher as nutrizes que porventura desejam amamentar e/ou realizar a extração do leite e armazená-lo corretamente para que possa levá-lo para casa e oferecê-lo ao bebê ou mesmo doá-lo a um Banco de Leite Humano”, explica a enfermeira Bianca.

O retorno às atividades acadêmicas e profissionais é motivo de angustias e dúvidas para muitas nutrizes. A SAAM busca minimizar estas angústias oferecendo um espaço adequado, com condições de manter o aleitamento materno, além de mobilizar e sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à importância da amamentação.