Grupo Abaporu apresenta o espetáculo ‘Pegando do resto’, no Teatro da UFSC, na segunda-feira

13/09/2018 08:18

O Grupo Teatral Abaporu, formado por estudantes da UFSC. apresenta o espetáculo Pegando do resto, na próxima segunda-feira, 17 de setembro. A apresentação integra a Mostra Cena Universitária do Floripa Teatro – 23º Festival Isnard Azevedo, e será realizada a partir das 20h30, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início da apresentação.

Sinopse

Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio. A apresentação do espetáculo Pegando do resto possui uma linguagem única e ao mesmo tempo universal das máscaras larvárias, numa temática existencialista situada no universo do Teatro do Absurdo. 

Abaporu

O Abaporu é um grupo de teatro que se formou a partir de um grupo de pesquisas em máscaras larvárias. Através de seu primeiro espetáculo, Pegando do resto traz para a cena essa classe de máscaras comumente utilizadas no treinamento de atores e atrizes. O nome Abaporu batizou o grupo devido à estética das máscaras larvárias, que têm proporções muito maiores do que o rosto, assim como no quadro de Tarsila do Amaral. O Grupo Abaporu, composto por Blenda Trindade, Igor Gomes, João Quinalha, Laura Gedoz, Maykon José, Olivia Dias e Pitita Blasius, completará quatro anos de existência em 2018.

Ficha Técnica

Direção: Blenda Trindade.

Elenco: Igor Gomes, João Quinalha, Maykon José e Pitita Blasius.

Orientação: Sassá Moretti.

Produção, adaptação dramatúrgica, cenografia, figurinos: Grupo Abaporu.

Produção executiva: Olivia Dias.

Duração: 55 minutos

Classificação Indicativa: A partir de 8 anos

Contato com o Grupo Abaporu: pelo telefone (48) 99805-3283, e-mail grupoabaporu@gmail.com, pelo Facebook e Instagram

23º Festival Isnard Azevedo

Propiciando ao público em geral o livre acesso a espetáculos de qualidade e contando com a participação de grupos e artistas de várias regiões do Brasil e exterior, que atuam com diferentes linguagens na área teatral, o Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo (www.floripateatro.com.br) alcança em 2018 a sua 23ª edição.

Abaporu participa da Mostra Universitário de festival de teatro.

Realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o Festival Isnard Azevedo é uma mostra de diversidade teatral — com a participação de 53 grupos/coletivos teatrais de seis estados brasileiros e dois internacionais —, que contempla apresentações teatrais de espetáculos de teatro infantil, teatro infanto-juvenil, teatro adulto, teatro de rua e circo-teatro dos mais variados gêneros e formatos.
Durante oito dias, a programação do Festival ocupará 31 espaços com a realização de 85 sessões de espetáculos que integram a Mostra Oficial, a 2ª Mostra Quintais Cênicos, a Cena Universitária e a Mostra Paralela, e 11 ações formativas entre oficinas de formação teatral desenvolvidas por participantes da 2ª Mostra Quintais Cênicos, nas Rodas de Conversas Teatrais e na 3ª Roda de Negócios Teatrais. No total, serão oferecidas 96 ações teatrais ao longo da programação, que é totalmente gratuita.
De 15 a 22 de setembro de 2018, mais de 300 artistas teatrais ocupam as principais casas de espetáculos de Florianópolis, além de salas alternativas, auditórios e espaços ao ar livre como praças, parques e largos.

 

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC

 

Tags: Abaporuartes cênicasGrupo AbaporuMostra Cena UniversitáriateatroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina