Parceria entre UFSC e HU utiliza metodologia Lean na gestão da cadeia de suprimento

24/07/2018 10:28

Uma parceria de pesquisa realizada entre o Departamento de Engenharia de Produção da UFSC e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) resultou na economia de R$ 278 mil, ou seja, uma redução de 13% de estoques na prateleira. A metodologia Lean, em tradução livre ‘enxuto’, traz para o processo de gestão da cadeia de suprimentos a redução de etapas, sem desperdício de tempo, diminuição de custos e volume de material estocado, além da otimização de espaço para estoques. Isso se dá porque, ao analisar a cadeira completa e fazer o mapeamento do processo, o sistema permite que a instituição trabalhe com o que é realmente necessário.

Pesquisas sobre a metodologia, e que analisam a cadeia de suprimentos e a utilização de métodos enxutos nas instituições, são desenvolvidas pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFSC e, em decorrência de conversas com o HU, surgiu a possibilidade de adotar a metodologia inicialmente na cadeia de suprimentos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). “A partir deste contato, vimos a oportunidade de adoção da metodologia e iniciamos pela cadeia de suprimentos de OPME. Com a metodologia Lean foi possível aprimorar o  controle de estoque, economia, redução de tempo e otimização na gestão desses materiais, sem alteração ou impacto na oferta destes”, relata Heloisa Amaral, chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar.

Neste momento discute-se a adoção da metodologia em outros setores do HU: em abril, o projeto de implantação do sistema foi iniciado no setor de Hotelaria na área de Nutrição e Dietética, nos processos de trabalho que envolvem a gestão de Dietas Enterais. O resultado da pesquisa desenvolvida no HU foi apresentado no VIII Congresso de Sistemas Lean, realizado em junho deste ano em Florianópolis (SC).

Para o futuro estão sendo traçadas parcerias com os departamentos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da UFSC para o desenvolvimento de projetos voltados à área de eficiência energética do HU, com vistas a aumentam as possibilidades de melhorias nos processos de trabalho e sustentabilidade, alavancando a gestão em saúde.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU/UFSC faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Sinval Paulino / Jornalista HU

Tags: gestão da cadeia de suprimentoHUmetodologia LeanUFSC